Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Exposição "Caminhos do Partenon: do Hospital de Isolamento ao Sanatório"

No Dia Internacional de Museus, dia 18 de maio, às 19 horas, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (av. Independência, 270, Centro Histórico de Porto Alegre) inaugura uma exposição que contará a história dos 100 anos do atual complexo de hospitais que se tornou o Hospital Sanatório Partenon, em "Caminhos do Partenon: do Hospital de Isolamento ao Sanatório". A mostra foi projetada em conjunto com a equipe do serviço de Documentação e Memória do hospital e vai falar desde o surgimento da instituição em decorrência de epidemias e doenças como a varíola e a tuberculose até aos serviços atuais de atendimento terapêutico em HIV/Aids (SAT). Enquanto prepara a nova exposição o público pode visitar a mostra de longa duração "DESAFIOS: a Medicina e a luta pela vida", que retrata as lutas e conquistas científicas na área da medicina ao longo dos tempos - as visitas durante a semana são de terças a sextas-feiras das 11h às 19h e das 14h às 19h nos sábados e domingos. A entrada é gratuita sempre e há estacionamentos próximos ao local. 
 
 
 
Um pouco sobre a exposição que chega
 
Desde o fim do século XIX até as primeiras décadas do século XX foram praticamente as mesmas doenças infecciosas que incidiram no RS: difteria, tifo, peste, febre tifóide, varíola, varicela, sífilis, tuberculose, gripe, entre outras. 

Nessa época a causa das epidemias era desconhecida, assim como a noção de contágio, e, até a metade do século XX, o controle das doenças contagiosas e das epidemias restringia-se praticamente ao isolamento dos doentes em lazaretos instalados em locais distantes dos centros urbanos. O prédio do hospital de isolamento foi primeiro a ser construído, em 1910, e é onde funciona atualmente o serviço SAT de atendimento em HIV/Aids, entre outros serviços prestados pela instituição.
 

Nenhum comentário: