Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MuCo: Museu da Corrupção

Você já ouviu falar do MuCo? Não?  Mas de corrupção já, não é mesmo? E como... É algo que literalmente grudou no noticiário e nas instituições públicas. Bem, MuCo - http://www.muco.com.br - é o Museu da Corrupção, um projeto virtual do Diário do Comércio que reúne as últimas e as principais notícias sobre corrupção no País e também no exterior. De uma maneira irônica e tristemente genial, "brinca" com diversos escândalos de lavagem de dinheiro, colarinho branco, evasão de divisas e superfaturamento. Na loja do museu, por exemplo, são oferecidos produtos como a máquina de lavar dinheiro, cueca com espaço para colocar dinheiro, malas, meias, camisas com colarinho branco e outros itens de igual calibre.

O projeto levou o Prêmio Esso de Jornalismo por Melhor Contribuição à Imprensa em 2009 - junto com o site "Congresso em Foco". O “Museu da Corrupção” ou MuCo, na abreviação adotada por seus idealizadores, é uma iniciativa do Diário do Comércio, de São Paulo, que decidiram agrupar num site os casos mais importantes de corrupção noticiados pela imprensa desde 1964 até os dias de hoje. Segundo seus autores, pode traduzir-se como “um esforço para produzir um jornalismo participante e formativo, não apenas noticioso e espectador”.

Nenhum comentário: