Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A novela dos turistas brasileiros no Peru

Finalmente parece estar chegando ao fim a novela dos brasileiros presos na região turística de Cusco e Machu Picchu. O Twitter, mais uma vez, foi a ferramenta mais utilizada para que as pessoas pudessem dar seu testemunho online e ao mesmo tempo dar notícias às suas famílias. É o exemplo da gaúcha de São Leopoldo Melissa Dietrich, que estava no Pirwa Hostel, em Cusco, e afirma já ter sido resgatada por helicóptero da região e que a próxima parada seria La Paz, na Bolívia. A ferramenta acabou sendo uma maneira prática também para a imprensa chegar na fonte, ou seja, as pessoas que estavam presas lá, e não apenas receber notícias oficiais, que nem sempre estavam de acordo com o que viviam os turistas.



Exibir mapa ampliado





Outra fonte é o Facebook: na terça-feira a página do Loki Hostel Cusco na rede, onde estive em dezembro, tinha o testemunho de uma funcionária (que postou assim, mesmo, em inglês, como a maioria da equipe do hostel...), que desde então não atualizou, mas dá uma ideia do clima naquele momento.



Celeste Woolley Due to the heavy rains that have been falling in recent days, there are significant problems in the Cusco region and routes to Machu Picchu are currently blocked. There will be no tours or treks leaving for the Sacred Valley or Machu Picchu for what looks like at least 3 days.



The Peru rail lines are currently blocked ...






Já o site oficial do hostel traz, além do texto reproduzido no Facebook, a indicação (embora não confirmada, mas há um e-mail para contato) de que está tudo bem no albergue, pois apenas não se compromete em agendar roteiros turísticos na região, mas aceita hóspedes e ainda realiza no seu bar interno um "quiz" para arrecadar fundos para os moradores locais - o que, aliás, é um hábito saudável no hostel, apenas reforçado com o problema atual.

Há ainda o site do governo de Cusco, mas embora haja uma lista de pessoas resgatadas, ela não é atualizada desde quarta-feira, e não é à toa que 57% das pessoas marcaram na pesquisa sobre a qualidade do site que ele "pode melhorar" - afinal, não havia qualificação pior que esta... 



Nenhum comentário: