Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mesmo que tenha custado uma vida

O Knight Center of Journalism está divulgando com informações da EFE o lançamento do documentário "Aunque me cueste la vida", de Silvia Maturana e Pablo Espejo, que conta a história do cinegrafista argentino Leonardo Henrichsen, assassinado em Santiago do Chile quando cobria o motim conhecido como "Tanquetazo", em 1973, para a televisão sueca, e que acabou registrando a própria morte. O documentário inclui ainda imagens inéditas do trabalho do cinegrafista durante os anos 1960 e 1970, que retratam a violência política da cena latino-americana da época e revela a identidade do funcionário que matou Henrichsen trinta anos atrás há mais de três décadas, única punição que o assassino recebeu, já que nunca foi julgado.

A apresentação foi feita no Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, no Chile, e já recebeu os prêmios do público do Festival de Cinema Social e Documentários de Valparaíso (também no Chile) e de melhor documentário sobre direitos humanos do XI Festival de Rivadavia (Argentina), além de estar sendo saudado em outros países especialmente da América Latina.

Nenhum comentário: