Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programação da TVE

Apesar de todas as dificuldades, a TVE continua com uma programação de qualidade, que muitas vezes as pessoas nem sabem que existe ou esquecem. E depois reclamam que não tem nada na TV e por isso "acabam assistindo porcaria". Bem, aí vão algumas sugestões na área de literatura e de documentários.

15 de outubro (hoje): DIREITO E LITERATURA DISCUTE “REPARAÇÃO”

"Na reprise desta quinta, 15, às 23h10min, Direito e Literatura discute a obra “Reparação” de Ian Mcewan.
 A história fala de Briony, uma pré-adolescente que desgraçadamente ganha da vida oportunidade para exercitar sua crueldade. E Briony não decepciona. É a única pessoa que viu a sombra do estuprador de sua prima de 15 anos e decide acusar um inocente pelo crime. Abruptamente introduzida “na arena adulta de emoções e dissimulações”, Briony não sabe medir as conseqüências de seu ato. Mas terá o resto da vida para se dar conta do que fez.
Para debater a obra, estarão presentes Fernanda Bragato, doutoranda em Direito pela Unisinos e professora do curso de Direito da Unisinos e Rosalia Neuman Garcia, doutora em Letras pela Ufrgs e professora do curso de Letras da Ufrgs.
Direito e Literatura é apresentado por Lênio Streck e produzido por Cecilia Jacoby."



16 de outubro: PROGRAMA DOC TV IV LANÇA SÉRIE INÉDITA COM 55 DOCUMENTÁRIOS
"A Série DOC TV IV apresenta nesta sexta, às 22h40min, o documentário 'Garimpo do Bom Presente' do autor e diretor Alex Badra.

Em 1987, em Rondônia, foi descoberto o maior garimpo de cassiterita do mundo, o Garimpo do Bom Futuro. À época, a região foi ocupada por milhares de garimpeiros e grandes empresas mineradoras. Hoje, pouco resta do minério que levou riqueza para o local, e a cidade vive uma crise por não ter desenvolvido uma alternativa econômica. Em contraponto a essa falta de perspectiva, surge a Escola da Vila, premiada pela UNESCO, que aponta para uma possibilidade de futuro ao levar para a escola os filhos dos garimpeiros que permaneceram na cidade.

A Série de Documentários DOCTV IV é uma promessa de encontro das questões urgentes do país com o povo brasileiro, por meio do olhar de 55 documentaristas sobre suas realidades.

Os Documentários da Série DOCTV IV caminham em três direções, ora enfrentando os processos sociais contemporâneos, ora dialogando com a tradição, ora promovendo revisões históricas, quando não articulando duas dessas estratégias de abordagem em um mesmo documentário.

O DOCTV teve em suas quatro edições quase 3000 projetos de documentário inscritos em 100 concursos estaduais, tendo co-produzido 170 documentários e gerado mais de 3 mil horas de programação para a Rede Pública de Televisão.

Nessas quatro edições foram realizadas, também, 67 Oficinas para Formatação de Projetos com a participação de mais de 2.000 realizadores de todo Brasil, e três Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, nas edições II, III e IV do DOCTV, reunindo os autores de projetos selecionados com expoentes do documentário brasileiro, como Jean-Claude Bernardet, Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Ruy Guerra, Giba Assis Brasil, Cezar Migliorin, Felipe Lacerda, Joel Pizzini e Cristiana Grumbach para a discussão detalhada de cada projeto.

Em sua quarta edição, o Programa DOCTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais), Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, ABD."

Nenhum comentário: