Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Memórias da medicina gaúcha compartilhadas com o público

Compartilhando MemóriasO Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) vai comemorar o Dia do Médico e o seu aniversário de 2 anos em sua sede com mais uma exposição, a oitava desde que foi instalado por seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) no prédio histórico da Beneficência Portuguesa.

“Compartilhando Memórias: o MUHM e seus Doadores” homenageia aqueles que ajudaram e continuam ajudando a compor o acervo do museu, por meio de doações de objetos, livros, fotografias e outros documentos. O evento de abertura da mostra acontece no dia 16 de outubro às 20 horas na sede do museu (av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre).

Segundo o diretor do museu, o historiador Éverton Quevedo, essa é uma exposição que vai direto ao objetivo principal da existência do MUHM: constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. “O acervo do museu é formado por doações, e já conta com 2 mil objetos museológicos, aproximadamente 5 mil livros e 10 mil documentos, entre raridades nacionais e estrangeiras e amplo material digitalizado para pesquisa, e tudo isso veio de médicos – ou familiares de médicos – e comunidade, não só de Porto Alegre, mas de todo o estado”, explica.

Nesta exposição os visitantes verão objetos, documentos e fotografias, além de um vídeo, sempre com o foco sempre nas pessoas. Quem foi o médico que doou ou utilizou aquele material, onde atuou, qual sua especialidade, histórias que completam a experiência de ver o que está exposto no museu.



O público poderá conhecer fotos, documentos e biografias como a do médico, poeta e escritor Aureliano de Figueiredo Pinto, doações da sua neta Maura Pinto de Freitas e de sua bisneta Aline Visentini. Outro exemplo é o do acervo dos Schlatter, que com vários médicos na família, reúne fotografias e objetos que são presença garantida nas exposições do museu, graças à atuação e dedicação da doadora e amiga do museu Olga Schlatter.


Imagens


MD. Gabriel Schlatter no curso de partos

Médico Aureliano de Figueiredo Pinto (ao centro) e sua equipe, na cidade de Santiago




Poema de autoria de Aureliano de Figueiredo Pinto – Lenço Farroupilha





Médico Gabriel Schlatter e grupo de alunas do Curso de Partos 1909


Cirurgia de Bócio operada pelo MD. Gabriel Schlatter
Registro fotográfico de paciente de cirurgia de Bócio operada pelo médico Gabriel Schlatter



Vídeo

Outra atração é o vídeo homônimo "Compartilhando Memórias" produzido pelo fotodocumentarista Felipe Henrique Gavioli a partir dos depoimentos de médicos e familiares de médicos que doaram acervos e registrarm com o MUHM as suas memórias. As narrativas abordam o estudo da Medicina, trabalho, técnicas antigas e histórias pessoais.


Vídeo "Compartilhando Memórias"

Nenhum comentário: