Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

domingo, 2 de agosto de 2009

A gripe e a cultura



Há algum tempo a MTV lançou uma campanha de incentivo à leitura que basicamente dizia: "Desligue a tv e vá ler um livro". Bem, essa é a dica mais segura nesse momento em que escolas adiam a volta às aulas e aglomerações devem, segundo as autoridades, ser evitadas. Ou seja: além de não ir à aula as crianças (além dos adolescentes e adultos) também não estão podendo sequer ser encorajadas a ir a cinemas, teatros e museus nessas férias prolongadas - o que deve ser um problema no caso da exposição do Ano da França no Brasil que está acontecendo no MARGS e que a instituição afirma já ter contabilizado mais de 25 mil pessoas. O fato é que ninguém está proibido, mas o medo de pegar a doença, especialmente nesses dias de frio e umidade mais intensos, existe, e ninguém quer arriscar a dizer que "não dá nada", porque poder dar, pode.
Então, nada mais saudável do que estimular a leitura. É uma viagem que até pode ser feita por mais de um ao mesmo tempo, mas é também uma oportunidade única das pessoas descobrirem que podem ficar sozinhas, em silêncio, concentradas, e imaginar ao invés de encontrar pronto. Acreditem, nem dói. E quando as aulas e os encontros de grupos voltarem, vai ser um assunto a mais.

Nenhum comentário: