Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Museus e imagens: da pintura à fotografia

O cenário cultural de Porto Alegre está especialmente mais rico nos últimos tempos. Primeiro foi a mostra Reflexio que inaugurou no Santander Cultural e inaugurou um ciclo de palestras sobre a imagem que acontece todas as quartas-feiras no final da tarde. Agora - hoje - o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) abre o Ciclo Fotografia do projeto Quintas no Museu, que acontece toda a quinta-feira às 18 horas em sua sede (av. Independência, 270). Nesta primeira semana o museu traz a historiadora Alice Dubina Trusz com a palestra Considerações acerca da apropriação das imagens como fontes de pesquisa histórica. No dia 23 o fotógrafo Rogério do Amaral Ribeiro fala sobre Fotografia no Museu - preservação e divulgação. O ciclo encerra no dia 30 com a palestra Um passeio na iconografia fotográfica da La Salpêtrière nas representações da histeria, da historiadora Francisca Ferreira Michelon. Mais detalhes no site do MUHM.

E não há como não falar na exposição do MARGS com pintores franceses, ainda alusiva às comemorações do Ano da França no Brasil - assim como também é a Reflexio. Mas esta traz pinturas clássicas de museus renomados do país e do exterior, que levaram o museu gaúcho a providenciar um esquema digno dos colegas europeus, organizando desde a entrada - em que é cobrada uma contribuição de alimentos e/ou agasalhos - até sistemas de detecção de metais e revista. A conferir.

Nenhum comentário: