Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Registro ainda é obrigatório

O site Coletiva.net chama a atenção hoje em suas notícias para o fato de que o registro ainda é obrigatório, e que a Fenaj está convocando toda a categoria a mobilizar-se em torno dos sindicatos. Segue o texto:

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) fez um duro protesto em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De acordo com o documento, a decisão é um retrocesso institucional e acentua “um vergonhoso atrelamento das recentes posições do STF aos interesses da elite brasileira e, neste caso em especial, ao baronato que controla os meios de comunicação do país”.

A entidade declara que “o voto do STF humilha a memória de gerações de jornalistas profissionais e, irresponsavelmente, revoga uma conquista social de mais de 40 anos” e adianta que “a decisão do STF eliminou a exigência do diploma para o acesso à profissão, mas permanecem inalterados os demais dispositivos da regulamentação da profissão. Dessa forma, o registro profissional continua sendo condição de acesso à profissão e o Ministério do Trabalho e Emprego deve seguir registrando os jornalistas, diplomados ou não”.

A entidade convoca toda a categoria a mobilizar-se em torno dos sindicatos. “Somente a nossa organização coletiva, dentro das entidades sindicais, pode fazer frente à ofensiva do patronato e seus aliados contra o jornalismo e os jornalistas. Também conclamamos os demais segmentos profissionais e toda a sociedade, em especial os estudantes de jornalismo, que intensifiquem o apoio e a participação na luta pela valorização da profissão de jornalista”.

“Somos 80 mil jornalistas brasileiros. Milhares de profissionais que, somente através da formação, da regulamentação, da valorização do seu trabalho, conseguirão garantir dignidade para sua profissão e qualidade, interesse público, responsabilidade e ética para o jornalismo”, conclui o texto.

Nenhum comentário: