Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 17 de junho de 2009

STF, diploma e democracia: vida de jornalista não é fácil

O Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência de diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão, volta à pauta do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (17/06). A FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas e entidades apoiadoras da Campanha em Defesa do Diploma promovem novos movimentos para assegurar esta conquista que em 2009 completa 40 anos. Fonte: Fenaj


O mês de junho, apesar de ser o de comemorações da Imprensa, não está sendo fácil. Aliás, abril, mês do jornalista, também não foi. Além dos julgamentos no STF acontecidos nos dois meses, as últimas notícias sobre colegas pelo mundo também não ajudaram: o mais notório caso é o das duas jornalistas presas na Coréia do Norte e condenadas a 12 anos de trabalhos forçados sem direito a recurso - por uma suposta entrada ilegal no território norte-coreano. Mas o Knight Center for Journalism traz todos os dias denúncias de desmandos ocorridos no mundo todo.

A última do Irã foi proibir transmissões e entrevistas ao vivo para tv por parte de jornalistas sejam eles do país ou estrangeiros. Na contramão da ditadura, a Internet vem ajudando no processo de liberdade de expressão, e o Twitter, que permite envio de mensagens até pelo celular, está quebrando barreiras e permitindo o envio de informações por parte de cidadãos iranianos e jornalistas. Salve o Twitter.

Entenda toda a discussão sobre o diploma em julgamento no STF.

Nenhum comentário: