Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

X Mostra Conjunta de Museus da 1ª Região

A X Mostra Conjunta de Museus estará aberta à visitação de 05 a 25 de maio no Memorial do Rio Grande do Sul (rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega, Porto Alegre). A iniciativa é da 1ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS), que engloba museus de Porto Alegre, Região Metropolitana, Carbonífera e Litoral Norte. A coordenação atual é do diretor do Museu de História da Medicina do RS (MUHM), historiador Éverton Quevedo, e da também historiadora Adriane Raimann, do Centro-Histórico Cultural Santa Casa. A mostra pode ser visitada de terças a sábados das 10h às 18h, com a presença de mediadores.

Entre as instituições que levaram objetos, além do MUHM, estão o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Memorial da Justiça do Trabalho, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, Museu de Geologia do CPRM, Memorial do Sport Club Internacional, Museu da Moeda, Museu Anchieta de Ciências Naturais, Museu e Arquivo Histórico La Salle, Museu Hugo Simões Lagranha e Casa Costa e Silva. Cada instituição leverá objetos, documentos e informações sobre a sua instituição com o intuito de divulgar o seu acervo a uma parcela ainda maior da população. É o caso do aparelho de retoscopia utilizado na década de 30 que o Museu de História da Medicina levará para a mostra.



A X Mostra da 1ª Região acontece no mês dedicado aos museus, que tem no dia 18 de maio a sua data máxima internacional. No Brasil a maioria das comemorações está centralizada entre os dias 17 e 23 de maio, quando acontece a Semana Nacional de Museus promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan).

Nenhum comentário: