Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ciclo debate Museus e Turismo

O Quintas no Museu do Museu de História da Medicina inicia novo ciclo na próxima quinta-feira (14). O ciclo Museus e Turismo e traz o historiador Benito Bisso Schmidt, diretor do Memorial da Justiça do Trabalho do RS para falar sobre o Corredor Cultural Bom Fim, mais novo roteiro turístico e cultural de Porto Alegre. A programação está integrada também na Semana Nacional de Museus que acontece de 17 a 23 de maio em todo o Brasil. Benito Bisso Schmidt é também professor do Departamento e do PPG em História da UFRGS, graduado e Mestre em História pela UFRGS e Doutor em História pela UNICAMP.

De maio a junho serão abordados diferentes tipos de roteiros culturais e de estratégias turísticas de museus que atuam em diferentes segmentos, como memoriais e ecomuseus. A primeira palestra abordará a organização de museus em torno de um mesmo objetivo, como aconteceu com o Corredor Cultural Bom Fim, lançado no final de abril último com feira do livro e atrações culturais no estacionamento do Memorial da Justiça do Trabalho.

O Corredor Cultural envolve 20 instituições entre museus, centros culturais e livrarias, e tem como objetivo integrar essas instituições promovendo atividades comuns e dar maior visibilidade a estas ações. Um dos resultados foi o lançamento do Mapa do Corredor, que ajuda o turista a percorrer e encontrar informações sobre a vida cultural do bairro.

Programação

O projeto Quintas no Museu se consolidou no ano passado e voltou em 2009 enriquecido, apostando em Saraus Líricos mensais e em ciclos de palestras, que foram sucesso de público, fornecendo certificados de participação e aproveitando melhor a Sala Rita Lobato. O primeiro ciclo aconteceu de março a abril e abordou os Hospitais Históricos de Porto Alegre.

Nenhum comentário: