Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 28 de abril de 2009

Maio tem sarau lírico no Museu de História da Medicina

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) apresenta na primeira quinta-feira de maio, dia 07, Sarau Lírico com a soprano Cíntia de los Santos e o pianista Leandro Faber. Os Saraus Líricos contam com apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical, e do mantenedor do MUHM, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Nas outras quintas-feiras do mês, acontecem ciclos de palestras com assuntos como medicina, literatura, história, saúde, turismo, ensino e cultura, além de sessões comentadas de filmes sobre história da Medicina. No programa do dia 07, músicas de George Gerschwin, Jerome Kern, Walter Gross, Hekel Tavares, Jayme Ovalle, Francisco Mignone e Waldemar Henrique.

Os eventos acontecem na sala Rita Lobato do MUHM, que fica na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre (Prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa). A entrada é gratuita, e recomenda-se chegar mais cedo, pois os lugares são limitados, e a última edição lotou. Há estacionamentos próximos ao local.

Cíntia de los Santos

Soprano Lírico internacional, é natural de Porto Alegre. Graduada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dedica-se ao estudo e prática do Canto Lírico desde 1991. Seu repertório como performer é eclético e apresenta diversas formações: Canto e Piano, Canto e Grupos de Câmara, Canto e Orquestra de Câmara, Canto e Orquestra Sinfônica, Canto e Orquestra de Sopros. Em 2002 gravou, na França, o cd “Eternal Source”. Foi a primeira soprano brasileira a solar, em 2003, árias de “O Messias” de Haendel na Sala de Concertos da Cidade Proibida de Pequim, China, onde também residiu. Realizou ainda obras sob a regência do maestro inglês Nicholas Smith e da Companhia de Ópera da Mississipi Symphony Orchestra, entre outros trabalhos.

Leciona técnica vocal para Canto Erudito e Popular em seu espaço próprio e na escola “Espaço de Criação Musical” em Porto Alegre. Atualmente é professora de técnica vocal dos Corais da UFRGS e PETROBRÁS, e coordena o programa “Erudito” da rádioweb de Porto Alegre.

Leandro Menezes Faber

Bacharel em Música pela UFSM, instituição onde atuou como Professor de Piano e Acompanhamento,Análise Musical,História e Literatura do Piano,além de reger a Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão desta Universidade.Camerista e Acompanhador ,realizou apresentações em várias cidades do Brasil,além de Argentina, Uruguai e Alemanha, onde aperfeiçoou-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe.

Com mais de 1300 apresentações em seu currículo, tem participação em 9 Cd’s e atualmente rege quatro Corais na cidade de Santa Maria, e destaca-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição , nas gamas de instrumentos de cordas,madeiras, metais e percussão, assim como notadamente na área do canto lírico, na qual atua também como “adviser”, tendo recebido por isto Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão”, onde dois de seus orientandos obtiveram premiações.

Nenhum comentário: