Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sim, a Corpo Humano vem a Porto Alegre


Alguns meios de comunicação já começaram a falar sobre a "provável" vinda da mostra "Corpo Humano - Real e Fascinante" a Porto Alegre. Bem, basta uma busca pela Internet para que eles "descobrissem" (ou não nos subestimassem) que sim, ela vem, inclusive já tem data marcada: de 07 de março a 30 de maio. O local? O novo shopping, o Barra Sul. O preço deve girar em torno dos R$ 40, que foi o preço no Rio de Janeiro, onde ficou em cartaz até domingo no Museu Histórico Nacional. Antes também esteve em São Paulo, na OCA (Parque do Ibirapuera).





Serão 26 corpos e 225 órgãos reais, divididos em 07 sistemas: ósseo, muscular, nervoso, digestõrio, respiratório, reprodutivo e urinário. No site da produtora (Diverte Cultural) há ainda informações disponíveis para as escolas interessadas em visitar, inclusive com propostas de oficinas e abordagens em sala de aula. Porto Alegre será a terceira capital brasileira a receber a exposição, que provoca polêmica por onde passa, especialmente em suas passagens pelo exterior, devido a questões éticas sobre o uso de corpos humanos reais e também quanto à sua origem específica - seriam todos provenientes da China, mas as especulações sobre a autorização ou não de uso dos corpos para este fim só crescem com o tempo.



A técnica utilizada é a da polimerização, que dá um aspecto de plástico a esses corpos, o que não apenas contribui para a não decomposição como também para uma maior aceitação dos visitantes, devido a uma aparêcia artificial oposta à incrível realidade exposta.

Quer ver mais? Esta é uma das matérias que mostra a exposição disponíveis no YouTube.



Nenhum comentário: