Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Brasileiros em trânsito

Preso por ter cão, preso por não ter cão. Assim é a vida de quem viaja para o exterior - ao menos sendo brasileiro. Não importa que o mundo todo esteja em crise, brasileiro na classe econômica dificilmente é visto como turista e portanto alguém a agradecer a visita e tratar bem, mas como potencial usurpador de empregos. E nem a classe artística escapa. Nas últimas semanas, na Espanha, vários episódios terminaram mal, e até dentes não foram poupados.

Nesse contexto, eu até tive mais sorte: algumas perguntas em Barcelona, uma certa pegação-no-pé com interrogatório na chegada em Londres (que quase me fez perder o último ônibus de Gatwick para o centro)... em compensação, em Paris e Madri, acho até que faltou rigor. E no Chile, que quando eu vi já estava no saguão, sem mostrar nada pra ninguém? Tem de tudo... mas o fato é que viajantes desacompanhados de determinada faixa etária são ainda mais visados. Meu caso: sorte.

Em todo o caso, é óbvio que depois que já estamos lá, a gente esquece de tudo, pois os lugares valem a pena. Um que eu não conheço, até porque recém inaugurou, é o Museo de La Prensa de Granada, que remonta 300 anos de "periodismo".

Fonte: Granada Hoy

Este é o primeiro museu do gênero na Espanha e certamente um dos que reúne materiais mais antigos da área em todo mundo. Afinal, não é qualquer lugar que tem 300 anos de material organizado para abrir um museu. Outros registram a imprensa não no sentido jornalístico, mas gráfico. Uma proposta totalmente diferente do Newseum, já citado aqui no blog, mas igualmente importante - e que a cada dia cresce mais, com suas exposições que vão além da capa do jornal do dia.

Em breve, mais museus...

Nenhum comentário: