Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sessão de Autógrafos do livro-cd da Opereta Pé de Pilão na 54ª Feira do Livro e temporada no Teatro Renascença

No próximo domingo, dia 09 de novembro, Cláudio Levitan e a Turma do Pé Quente estarão presentes na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre para a sessão de autógrafos do livro-cd que conta em quadrinhos a história do menino que virou pato: Pé de Pilão, de Mário Quintana. A sessão acontece às 17h no Hall da Casa do Pensamento - Armazém A do Cais do Porto.

Turma do Pé Quente - Foto: Clovis Dariano

A Opereta Pé de Pilão também está com nova temporada de 15 de novembro a 07 de dezembro, no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307), com espetáculos sempre aos sábados e domingos, às 16h. Tudo começou há 30 anos, quando Mery Weiss convidou Cláudio Levitan para musicar, com a autorização do autor, o texto Pé de Pilão, de Mario Quintana. Levitan convidou Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil, que juntos musicaram o texto completo e criaram a música da Turma do Pé Quente, que narra a história na peça. Lançado em 2006, ano do centenário de Quintana, o espetáculo recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora para Teatro Infantil daquele ano, com a direção de Mário de Ballentti. Agora, finalmente, as crianças podem levar para casa as músicas que saem cantando do teatro, em cd gravado com o apoio do Fumproarte.

A obra Pé de Pilão foi lançada em 1975, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada. O encarte do cd recupera os quadrinhos, que podem ser pintados e completados com os diálogos da peça e do texto de Quintana pelas crianças, que também têm acesso a um glossário com as palavras mais curiosas utilizadas pelo poeta.

O elenco atual é composto por Cláudio Levitan, Ian Ramil, Ed Lannes, Melissa Arievo e Pâmela Amaro. O grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada.

No cd, além de Cláudio Levitan, Ed Lannes, Ian Ramil, Melissa Arievo e Ju Dariano, há participações especiais de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil, Hique Gomes, Renato Mujeiko e Fernando Pezão. A produção é assinada por Kiko Ferraz e Cláudio Levitan, que é também responsável pelos quadrinhos do encarte, com fotos de Eneida Serrano, arte e produção gráfica da Prime Design.

A peça também pode ser apresentada em escolas, que também podem marcar para ir ao teatro. Os fones para contato são 51.3311 9253 e 9871 1800.

Sessões de Autógrafos
Dia: 09 de novembro de 2008
Hora: 17h
Local: Hall da Casa do Pensamento - Armazém A do Cais do Porto
Escritor: Cláudio Levitan
Obra: Opereta Pé de Pilão
Editora: Independente

Serviço
O quê: Opereta Pé de Pilão
Quando: 15 de novembro a 07 de dezembro
Horário: 16h
Onde: Teatro Renascença - Av. Érico Veríssimo, 307

Nenhum comentário: