Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O pato que virou cd ou o menino que virou peça, não necessariamente nesta mesma ordem



O menino que virou pato, que virou peça e que virou cd. Tudo começou há 30 anos, quando Mery Weiss convidou Cláudio Levitan para musicar, com a autorização do autor, o texto Pé de Pilão, de Mario Quintana. Levitan convidou Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil, que juntos musicaram o texto completo e criaram a música da Turma do Pé Quente, que narra a história na peça. Lançado em 2006, ano do centenário de Quintana, o espetáculo recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora para Teatro Infantil daquele ano, com a direção de Mário de Ballentti. Agora, finalmente, as crianças poderão levar para casa as músicas que saem cantando do teatro, em cd gravado com o apoio do Fumproarte. A Opereta Pé de Pilão volta a cartaz no Teatro de Câmara Túlio Piva (rua da República, 575), de 23 a 31 de agosto, às 16 horas, aos sábados e domingos.

A obra Pé de Pilão foi lançada em 1975, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada. O encarte do cd recupera os quadrinhos, que podem ser pintados e completados com os diálogos da peça e do texto de Quintana pelas crianças, que também têm acesso a um glossário com as palavras mais curiosas utilizadas pelo poeta.

O elenco é composto por Cláudio Levitan, Ian Ramil, Ed Lannes, Melissa Arievo e Pâmela Amaro - Ju Dariano canta no cd, mas a maternidade recente a afastou da peça. O grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada.

No cd, além da Turma do Pé Quente, formada pelo Cláudio Levitan, Ed Lannes, Ian Ramil, Melissa Arievo e Ju Dariano, há participações especiais de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil, Hique Gomes, Roberto Mujeiko e Fernando Pezão. A produção é assinada por Kiko Ferraz e Cláudio Levitan, que é também responsável pelos quadrinhos do encarte, com fotos de Eneida Serrano, arte e produção gráfica da Prime Design.

O pré-lançamento acontece dia 18 de agosto na Sálvia Pizza - Moinhos (rua Comendador Caminha, 338), com a presença de toda a produção envolvida, imprensa e convidados. No dia 22 o grupo faz uma apresentação especial para escolas e, aos sábados e domingos, de 23 a 31 de agosto, acontece a temporada aberta ao público. Agendamentos de escolas também são aceitos e podem ser feitos pelos fones (51) 3321-2602 ou 9958-0130.


Serviço:
O quê: Opereta Pé de Pilão
Quando: sábados e domingos, de 23 a 31 de agosto de 2008
Horário: 16 horas
Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva - Rua da República, 575
Quanto: R$ 15,00 com 30% de desconto para o Clube do Assinante ZH (titular e acompanhante)
CD: estará à venda na bilheteria do teatro

Nenhum comentário: