Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Lançamento do livro "O Repórter Esso – A Síntese Radiofônica Mundial que Fez História"*

Deu na Coletiva:


O livro ‘O Repórter Esso – A Síntese Radiofônica Mundial que Fez História’, do jornalista e professor universitário Luciano Klöckner, editado pela AGE em parceria com a Edipucrs, terá lançamento e sessão de autógrafos na terça-feira, 26, a partir das 18h30, na Saraiva MegaStore do Shopping Praia de Belas. O evento contará com as presenças de Lauro Hagemann (Repórter Esso de Porto Alegre), Fabbio Perez (de São Paulo) e Roberto Figueiredo (do Rio de Janeiro). No dia seguinte, 27 de agosto, às 9h30, os três farão uma palestra gratuita e aberta para a comunidade no auditório da Famecos, no prédio 7 do campus central da PUC.



Na tarde de autógrafos, os presentes poderão ouvir depoimentos e histórias daqueles que participaram ativamente do programa. Fabbio Perez, da edição paulista apresentada na década de 60, conta que, no dia 1.º de abril de 1964, data da tomada de poder pelos militares, foi impedido por eles de apresentar a edição, e Roberto Figueiredo, da versão carioca, relata que, ao fazer a locução da última edição do Repórter Esso em 31 de dezembro de 1968, váias vezes, interrompeu o noticioso e chorou.

Resultado de 10 anos de pesquisa, da dissertação de mestrado e da tese de doutorado de Klöckner, a obra apresenta o histórico do ‘Repórter Esso’, levado ao ar em vários países em formato que buscava originalidade, pontualidade, locução enérgica e notícias curtas. O livro ainda apresenta a análise dos textos do programa radiofônico: “Fiz uma análise crítica das notícias, além de apresentar depoimentos de historiadores, radialistas e jornalistas, mostrando que o noticioso não ficou livre de interesses políticos, sociais e econômicos que compuseram o cenário global dos anos 40, 50 e 60”, diz Klöckner.

No Brasil, o ‘Repórter Esso’ ficou por quase 30 anos no ar, após estrear em 28 de agosto de 1941, poucos meses antes de o país entrar na Segunda Guerra Mundial. A última edição foi em 31 de dezembro de 1968, poucos meses antes de astronautas americanos pisarem na lua. Segundo Klöckner, o fim do noticioso se deveu a dois motivos: no âmbito profissional, ele perdia credibilidade e, no político, a sua missão estava cumprida.

Luciano Klöckner é gaúcho de Porto Alegre. Jornalista e professor universitário, tem duas especializações em jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação. Além deste livro, é autor principal da obra ‘A Noticia na Rádio Gaúcha – Orientações básicas sobre o texto, reportagem e produção’ e do texto final de ‘O Diário Político de Sereno Chaise – 60 anos de história’.



* A blogueira quem vos escreve participa na organização e digitalização das imagens do livro.

Nenhum comentário: