Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tholl no Theatro São Pedro



O Grupo Tholl volta a Porto Alegre no Theatro São Pedro. A temporada iniciou dia 1º e segue até 27 de junho. Os ingressos variam de R$ 25 a R$ 40. Saiba mais sobre o espetáculo:

A OPTC - Oficina Permanente de Técnicas Circenses - foi “acidentalmente” fundada em 1987 quando um grupo de amigos - todos atletas de Ginástica Olímpica (competitiva) e apaixonados pela arte circense - resolveu aliar seu aprendizado acrobático ao teatro e à dança.

Surgiu então a idéia de realizar uma “oficina” objetivando selecionar mais integrantes e criar um grupo circense, um circo sem lona e picadeiro, atuando em teatros e na rua. A OPTC é precursora da nova arte circense no Estado, segundo informações da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul..

Várias performances foram montadas, todas de pequeno porte, no início utilizando somente a acrobacia como foco, depois incluindo a pirofagia, o malabarismo, técnicas de clown e pernas-de-pau. Muitos trabalhos experimentais surgem revelando novas idéias.

Após os espetáculos Performances, Visions e Vícios de Voar, em 2002 começa a montagem do espetáculo denominado Tholl, Imagem e Sonho, com um elenco renovado de 17 artistas entre adultos, adolescentes e crianças nas mais variadas atividades, num espetáculo glamouroso, preciso e emocionante.

Atualmente a OPTC conta com 30 alunos entre crianças a partir de cinco anos e adultos, todos em busca de desafios, todos na expectativa de concretizar um sonho: de um dia sentir a magia do circo fluir em seus corpos. O Tholl proporciona em seus oficinões caça talentos, o ingresso de crianças carentes, sem ônus, porém não é formado por crianças de rua.

Novo Circo

Tholl, Imagem e Sonho é apresentando pelo grupo pelotense que, despretensiosamente, montou o trabalho de técnicas circenses, com uma roupagem moderna e arrojada, numa metalinguagem teatralizada. Não faz uso de picadeiro, animais ou arquibancadas. É chamado de “novo circo” e completou cinco anos em cartaz no dia 15 de novembro de 2007.

O espetáculo de circo-teatro tem a duração de 75 minutos e é composto de 13 cenas moduladas que "transmitem" ou "falam", sem uso de texto, de trabalho de equipe, cooperação, humor, ousadia, equilíbrio, desafio, sonho, alegria e muita magia. "Tholl, Imagem e Sonho" encanta e emociona platéias de todas as idades.

O diferencial do Grupo Tholl, além do uso de perucas estilizadas e figurino veneziano de luxo com toques de modernidade, da iluminação sofisticada, da dança coreografada e música vibrante e marcada, está na espontaneidade e naturalidade de cada artista, no amor à arte e na capacidade de superação de seus próprios limites - físicos e emocionais.

Nenhum comentário: