Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 2 de maio de 2008

1968 em cinema e livro

Essa é da Secretaria Municipal de Cultura:

Mostra do Cinema Marginal celebra os 40 Anos de Maio 1968
Nove títulos consagrados do movimento conhecido como Cinema Marginal serão apresentados pela Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro - 3º a) a partir do próximo dia 1º de maio. Intitulada Cinema Marginal: A Imaginação Contra o Poder, a mostra é a principal programação da Secretaria Municipal da Cultura para marcar os 40 anos de maio de 1968.

Com curadoria de Leonardo Bomfim, a mostra apresenta filmes realizados entre 1967 e 1970. Os títulos selecionados refletem o espírito libertário que eclodiu nos protestos estudantis na França e na antiga Tchecoslováquia em maio de 1968, cuja repercussão rapidamente se espalhou pelo mundo. A mostra, que tem o apoio da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e da Cinemateca Brasileira, possibilitará ao público local conhecer grandes raridades da nossa cinematografia, assinadas por diretores como Neville d´Almeida, Elyseu Visconti, José Agrippino de Paula e João Callegaro, entre outros.

No dia 9 de maio, haverá um debate com a participação de Elyseu Visconti, diretor de Os Monstros de Babaloo, que estará conversando com o público sobre seu filme. Estudantes com carteirinha podem adquirir um passe para toda a mostra no valor de R$ 20,00. Confira aqui a programação.


A propósito...
Zuenir Ventura volta ao tema de 1968 com "1968 - O que fizemos de nós" em edição especial dupla, pois reedita "1968 - O ano que não terminou". No livro novo, analisa o que mudou (ou não) nos últimos 40 anos.

Nenhum comentário: