Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Programação Cultural de abril no Museu de História da Medicina

Quintas no MuseuGratuito e aberto à comunidade, o Quintas no Museu traz, todas as quintas-feiras, às 18h, um evento diferente: conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. O evento integra a programação do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) e da exposição Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino, que homenageia a trajetória de médicas, parteiras e benzedeiras vivas e em atividade, além de recuperar a história das três pioneiras gaúchas - Rita Lobato, Ermelinda Lopes de Vasconcelos e Antonieta Cesar Dias - as primeiras a formar-se em medicina no Brasil, entre 1887 e 1889. A edição da última quinta (03) tratou dos Mitos e Verdades sobre Câncer de Mama, com a MD. Beatriz Bohrer do Amaral.
10.04
Tema: Saúde da Mulher: 5 principais causas de risco de vida
Convidado: MD. Humberto Goulart

17.04
Tema: DSTs e mulheres: como evitar!
Convidada: MD. Dea Suzana Gaio

24.04
Tema: As conseqüências do Nazismo na profissão médica na Alemanha de Hitler
Convidados: MD. Luiz Gustavo Guilhermano. Participação especial do jornalista e autor do livro A sobrevivente A 21646 Tailor Diniz e da sobrevivente de campo de concentração Hertha Spier

Exposição e eventos ocorrem paralelamente

Durante a mostra, além dos objetos e documentos expostos, também é possível conferir a reprodução de um figurino de época utilizado pela médica Rita Lobato, baseado em fotos do acervo do Muhm. A confecção da roupa foi possível graças ao apoio dos cursos de graduação em Design em Moda e Tecnologia e de especialização em Moda, Arte e História, ambos da Feevale. Outra atração é o documentário duplo - Fé e Vida - produzido pelo também autor das fotos da exposição, o fotógrafo Felipe Henrique Gavioli, que registra as entrevistas do historiador Éverton Quevedo, do Muhm, com as parteiras e benzedeiras homenageadas.

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm)
Av. Independência, 270 (prédio histórico da Beneficência Portuguesa)
Fone: 51 3029.2900
Visitações de terças a sextas-feiras, das 11h às 19h; sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.

Mulheres e Práticas de Saúde

Exposição
Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino

De 08 de março a 13 de junho, no Muhm.

Clique para acessar a programação de abril:
Quintas no Museu

Nenhum comentário: