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segunda-feira, 24 de março de 2008

Políticos e imprensa

Fonte: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Dados do FNDC mostram o crescimento do número de políticos donos de empresas de Comunicação, contrariando a determinação constitucional. O artigo de Ana Rita Marini, reproduzido nos meios de comunicação jornalística, apresenta a seguinte informação:

Dados apurados recentemente pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom) revelam que 271 políticos brasileiros - contrariando o texto constitucional (artigo nº 54, capítulo I) - são sócios ou diretores de 348 emissoras de radiodifusão (rádio e TV). Desses, 147 são prefeitos (54,24%), 48 (17,71%) são deputados federais; 20 (7,38%) são senadores; 55 (20,3%) são deputados estaduais e um é governador. Esses números, porém, correspondem apenas aos políticos que possuem vínculo direto e oficial com os meios - não estão contabilizadas as relações informais e indiretas (por meio de parentes e laranjas), que caracterizam boa parte das ligações entre os políticos e os meios de comunicação no País.



O texto traz a condenação da prática pelo coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Augusto Schröder, da utilização privada das concessões públicas. Ele também defende que a lei seja mais clara e que sejam construídos ritos públicos eficientes. Faz sentido, já que os pedidos de renovação e de novas outorgas de rádio e TV passam pela aprovação exatamente de deputados e senadores...

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