Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Curso de Extensão UFRGS: Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos



O Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (Neccso) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) está realizando, de 05 a 13 de novembro, o curso de extensão "Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos". As vagas são limitadas e a atividade vale como horas complementares para alunos da graduação, com emissão de certificado de 20h/aula.

Temáticas / Palestrantes

05/11/2007 – Estudos Culturais,
Educação e Pós-Modernidade
Profa. Dra. Marisa C. Vorraber Costa


06/11/2007 – Estudos Culturais: perspectivas, tendências,
possibilidades de articulações com a educação escolarizada
Profa. Dra. Maria Lúcia C. Wortmann


12/11/2007 – Processos de inclusão, subjetivação e disciplinamento na constituição da categoria social aluno
Profa. Dra. Maria Luíza M. Xavier


13/11/2007 – Michel Foucault e Educação
Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto

Linha de Pesquisa
Estudos Culturais em Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS


Coordenação
Profa. Dra. Elisabete Maria Garbin
Profa. Dra. Ivaine Maria Tonini


Local de Realização do Curso
Sala 410 – Prédio da Arquitetura

Horário
18h30min às 22h30min

Informações
Fones: (51) 3308-4139
E-mails: ivaine@terra.com.br
emgarbin@terra.com.br
NECCSO: Sala 700-9, 7º andar - FACED
Av. Paulo Gama, s/n - Prédio 12201
90046-900 - Porto Alegre - RS - Brasil

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Muhm assina convênio com Unisinos e promove conferência sobre Patrimônio Histórico e Saúde


Na próxima quarta-feira (24), às 19h30min, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) assina um convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e o Arquivo Histórico do RS, para a recuperação da documentação histórica do Hospital Beneficência Portuguesa. Após o ato, que acontece no auditório do hospital onde está sediado o Muhm, será realizada a conferência Patrimônio Cultural da Saúde: por um inventário nacional. O evento contará com a presença de Renato Gama-Rosa, pesquisador do departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, da arquiteta e diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Maria Beatriz Kotter, e de Adriane Raimann, historiadora do Centro Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Segundo a diretora do Muhm, a historiadora Juliane Serres, este é o primeiro de uma série de eventos que o museu irá promover. O evento do dia 24 é direcionado para a comunidade acadêmica, profissionais da saúde, história e arquitetura, e tem as inscrições gratuitas. "Pretendemos trazer referências na área de História da Medicina, não apenas locais, mas também de outros estados", relata.

Juliane Serres também destaca a importância do convênio que será assinado. "A equipe do museu ganhará um importante reforço técnico e acadêmico para realizar o trabalho, pois contará com alunos do curso de História da Unisinos e a experiência dos profissionais do Arquivo Histórico, garantindo a qualidade e o cuidado que a tarefa exige", explica a diretora.

O Muhm

Inaugurado no último dia 18, Dia do Médico, o Museu de História da Medicina do RS é uma iniciativa do Sindicato Médico do Estado, e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos).

Serviço

Data: 24 de outubro de 2007
Horário: 19h30min
Local: Museu de História da Medicina (Muhm)
Auditório do Hospital Beneficência Portuguesa
Av. Independência, 270
Inscrições: gratuitas, podem ser feitas no local e também pelo telefone (51) 3029.2900, ou ainda pelo e-mail: eventosmuseu@simers.org.br
Maiores informações: www.muhm.org.br
Público alvo: acadêmicos e profissionais da área da saúde, história e arquitetura.
Serão fornecidos certificados de participação.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Visita do Olodum na TV

Para quem perdeu, aí vai uma pequena amostra, do RBS Notícias de sábado:

sábado, 20 de outubro de 2007

Olodum visita escola na Lomba do Pinheiro


Foi como na música: avisa lá que eu vou. O grupo baiano Olodum, de passagem por Porto Alegre neste sábado (20) para fazer um show, aproveitou a vinda para atender um pedido muito especial: visitar alunos da Escola Municipal São Pedro, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. As crianças e adolescentes de 10 a 14 anos vinham estudando a cultura afro-brasileira através de músicas do grupo, o que sensibilizou os integrantes. Tonho Matéria, um dos vocalistas, foi quem respondeu o e-mail da professora Vanessa Castro. Mas não só respondeu: disse que ia e ainda levou mais quatro integrantes com ele.

Recepcionados com uma explosão de alegria, os músicos falaram da origem humilde, os problemas enfrentados, a importância do estudo e o trabalho que o Olodum faz na Bahia. Tonho citou seu exemplo: se forma em Publicidade no mês que vem. Após a conversa com as crianças, tocaram sucessos da banda, cantados em coro pelos alunos. Nem mesmo uma das letras em inglês intimidou a gurizada. Eles haviam treinado com o auxílio da professora de inglês, e pediram para cantar para os músicos, que se emocionaram. Difícil mesmo foi deixar eles irem embora. O resultado: o Olodum vai voltar no ano que vem, para ministrar oficinas aos alunos da escola. Em uma tarde, crianças e artistas saíram todos sentido-se "baiúchos", como disse a professora Vanessa. O Olodum levou uma cuia e um dicionário de porto-alegrês, para estreitar ainda mais os laços com a escola e a comunidade, que nunca mais vai esquecer o dia de hoje.

Conhecendo o MUHM

O Museu de História da Medicina de Porto Alegre (MUHM) abriu as portas ao público nesta sexta-feira (19), e quem ainda não foi conhecer pode fazer uma visita virtual pelo site http://www.muhm.org.br ou ainda pelos vídeos das emissoras que cobriram o dia da inauguração.







quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Museu da História da Medicina é inaugurado dia 18 em Porto Alegre


Nesta quinta-feira (18) será inaugurado o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). A instituição abre suas portas com a exposição Olhares sobre a História da Medicina, que vai funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa . No mesmo dia, será lançado o novo website do museu, que permitirá a estudantes, pesquisadores e interessados em história médica conhecer o acervo online da instituição, inclusive teses, fotos e objetos. A imprensa e os membros da Associação de Amigos do Museu de História da Medicina serão recepcionados a partir das 18h30min, e a abertura oficial será às 20h, no saguão do hospital.
O MUHM é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos). Estes registros revelam um pouco da história da medicina e de seus profissionais no Estado, e atestam os percursos tecnológicos, o aperfeiçoamento das técnicas, os tratamentos das doenças e a inserção dos médicos na sociedade. A maneira como determinadas doenças eram concebidas em determinadas épocas, também faz parte do patrimônio do museu. Por mais imemorial e humana que seja a doença, seus tratamentos são históricos e podem ser contados, oferecendo à comunidade informações que tornam possível ler a sociedade sob um determinado ponto de vista, o médico.

Curiosidades

Quem visitar a exposição vai descobrir que o cuidado com a saúde é mais antigo do que a maioria das pessoas imagina. A diferença era como lidar com as doenças, que poderia ser interpretada como ações de forças do mal, resultando na busca por feiticeiros ou sacerdotes como agentes privilegiados de cura. O avanço do conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia humana e a identificação das causas das doenças conferiram, aos poucos, o status que médico possui até hoje.

A exposição lança alguns olhares sobre estas práticas que compõem a história da medicina, com destaque para alguns momentos específicos, da época em que eram aplicadas ventosas no corpo até a formação do profissional e surgimento dos hospitais, além de abordar a loucura, as doenças imperceptíveis ao olho humano, a cirurgia, o trabalho das parteiras e fármacos.

Serviço

O Museu é credenciado junto ao Sistema Estadual de Museus, participa do Cadastro Nacional de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura e é filiado ao Conselho Internacional de Museus. Além da exposição, a equipe administrativa também passará a atender na nova sede. A mudança da equipe técnica e do acervo completo, que continuará na av. Ipiranga, 3501, está prevista para o final de 2007, quando a segunda parte da restauração do espaço estará concluída.

Endereço da sede

Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre
Av. Independência, 270 - CEP 90035-070
Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3029-2900

Horários de funcionamento
Expediente interno: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min
Horário de pesquisa: das 11h às 17h30min

Visitações*
De terça a sexta-feira: das 11h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 19h

*Durante a vigência do horário de verão, as visitações ocorrem das 12h às 20h durante a semana e das 15h às 20h nos sábados, domingos e feriados.

sábado, 6 de outubro de 2007

Opereta Infantil Pé de Pilão volta em cartaz na Álvaro Moreyra

A Opereta Infantil Pé de Pilão volta em cartaz aos sábados e domingos, de 20 a 28 de outubro, sempre às 16h, na Sala Álvaro Moreyra. Misturando teatro, bonecas e musical, o espetáculo ganhou o troféu Tibicuera 2006 de melhor trilha e se confirmou como um dos maiores sucessos do teatro infantil.

Com texto de Mário Quintana, música de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil e Cláudio Levitan, e direção de Mário de Ballentti, o grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada. O elenco é composto por Cláudio Levitan, Ju Dariano, Ian Ramil, Ed Lannes e Melissa Arievo.

Após 20 anos de dificuldades em lançar a opereta, o grupo fez suas primeiras apresentações nas comemorações do centenário do poeta, e agora, além das apresentações em teatros e escolas de Porto Alegre e Interior, se empenha nos projetos de lançamento de um CD - que já conquistou o apoio do Fumproarte em 2007 - e de um DVD com as músicas que encantam os espectadores. A obra Pé de Pilão foi lançada em 1976, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada.

O quê: Opereta Infantil Pé de Pilão
Onde: Sala Álvaro Moreyra
Quando: sábados e domingos, de 20 a 28/10
Contato para escolas: 51 9919-1079 ou operetapedepilao@gmail.com

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Curso de Produção Cultural


O StudioClio está promovendo o 4º Curso de Produção Cultural, com a jornalista e produtora Dedé Ribeiro. O programa da nova edição traz várias novidades, incluindo as mais recentes atualizações nas políticas culturais pública e privada, questões de gestão e as estratégias de mobilização de público.

O curso oferece aos interessados em trabalhar com produção cultural todas as noções e técnicas fundamentais para o planejamento e a atuação bem sucedidos.

Informações e inscrições:
Studio Clio - Rua José do Patrocínio, 698 - Porto Alegre
Fone: 51 3254-7200
Docente: Dedé Ribeiro
Data: de 15 de outubro a 3 de dezembro, segundas-feiras
Horário: das 9h às 12h

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Tangos & Tragédias em Quadrinhos

Nesta terça-feira (02), às 19h, será lançado com sessão de autógrafos, na Livraria Siciliano do Shopping Moinhos de Vento, a versão em quadrinhos do sucesso teatral Tangos & Tragédias, pela editora L&PM. O espetáculo es treou em 1984, protagonizado por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky como Kraunus Sang e maestro Plestkaya. Agora, os fãs poderão levar para casa aquilo que só podiam ver nos palcos, nas sempre lotadas temporadas no Teatro São Pedro, através do talento de Cláudio Levitan e Edgar Vasques.

Cláudio Levitan é arquiteto, músico, escritor e compositor. Entre outros trabalhos de sucesso, é o autor da música Ana Cristina, um dos pontos altos do espetáculo, que ganhou versão rock com sua banda Levitan e os Tripulantes. Também não é sua primeira experiência em quadrinhos, já que havia feito o mesmo com o livro Pé de Pilão, de Mário Quintana, que se virou peça e se transformou na Opereta Infantil Pé de Pilão , que agora está virando cd, em mais uma parceria musical com Nico Nicolaiewsky, além de Vitor Ramil.

Chargista, cartunista e aquarelista, Edgar Vasques também é arquiteto e publicou diversos trabalhos, tendo participado do boom humorístico dos anos 70, época na qual criou Rango – um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, que se tornou um símbolo de resistência à ditadura militar.

O quê: Tangos & Tragédias em quadrinhos, de Cláudio Levitan e Edgar Vasques
Quando: dia 2 de outubro, terça-feira, às 19h
Onde:
Livraria Siciliano do Shopping Moinhos de Vento
Rua Olavo Barreto Vianna, 36, 3º piso

Era uma vez uma Casa Encantada: a magia do Parque Irmãos Levitan


Tudo começou em 1947, quando o terreno foi comprado. Mas o sonho começou, mesmo, um ano depois, com um bolo de aniversário em forma de cogumelo, como a casa dos 7 anões e da Branca de Neve. Do monte de areia que surgiu para fazer um lago em forma de um violão, onde ficariam peixes pescados no Guaíba, surgiu o Parque Dourado, o parquinho de brinquedos de alumínio em miniatura, feitos por Ely Levitan. Surgiu também o Jardim que o abrigava, em meio ao mato nativo de Ipanema. Ao poucos, Ely foi criando mais brinquedos, que foram tomando conta do espaço. Passado um certo tempo, desapareceram as plantas e ficou o gramado repleto de brinquedos cintilantes e dourados como um castelo rico e majestoso. Assim começa a história da Casa Encantada de Ipanema.

Mas, aí, veio a morte. E tudo começou a se desmanchar com o implacável tempo e suas mudanças. A chuva, o vento, o sol, o orvalho da noite foi cobrindo tudo com o seu ar de velhice e abandono. Há um ano de completar 60 anos do início da construção dos brinquedos, os irmãos Levitan preparam um projeto ora ousado, ora simples: ousado, porque pretendem transformar a casinha de Ipanema em um Centro Cultural. Simples, porque a pureza e a delicadeza da obra e do seu propósito pedem o mesmo tratamento com ela.

O projeto "Casa Encantada – Parque Irmãos Levitan" tem como objetivo inicial restaurar os brinquedos criados por Ely Levitan. Em seguida, ter um apoiador constante para a manutenção desses brinquedos. A reforma da casa e a transformação dela em espaço cultural vem logo a seguir. Ali a família espera criar mais que um local de preservação da memória dessa história, mas um centro de incentivo à leitura, alfabetização e difusão cultural, especialmente para o público infantil. Literatura, desenho, fotografia, música, teatro: todas as expressões artísticas terão espaço garantido lá.

A primeira ação será uma exposição de fotografias feitas pela jornalista e fotógrafa Eneida Serrano, de 10 a 30 de outubro, na livraria Letras & Cia, na av. Osvaldo Aranha, 444. O coquetel de lançamento da mostra prevê ainda a apresentação de um vídeo com imagens da casa e depoimentos da família. Na ocasião, parceiros e convidados vão poder conhecer todas as fases propostas para o projeto, que também prevê o lançamento do site www.casaencantada.net e atividades de contação de histórias e esquetes teatrais. As fotografias darão origem a um livro sobre a casa, prefaciado e comentado por autores gaúchos que apóiem o projeto.
A iniciativa também pretende ser um agente incentivador da revitalização do próprio bairro de Ipanema, envolvendo a comunidade local e trazendo de volta o caráter turístico que vem se perdendo ao longo dos anos, retomando seu caráter de área de lazer e harmonia.

Coquetel de apresentação do projeto e reunião de parceiros:
10 de outubro às 19h, na Livraria Letras&Cia. - Av. Osvaldo Aranha, 444
Exposição: até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e sábados das 10h às 15h