Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Maioridade penal

- Pai, essa lei da maioridade aí é pra pegar aqueles maiorais que foram presos naquela "Operação Furacão", né? É porque eles são grandões e tem bastante idade?
- Não, filho. E eles não tão mais presos...

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Dia de chuva



Um dia de tédio: chuva e nada na TV.
Um dia de pânico: chuva, nada na TV e crianças.
Um dia de loucura: chuva, nada na TV, crianças e falta de luz.
Se tiver ao menos uma vela, já ouviu falar em livros?

Nossos heróis



Então o guri perguntou:
- Pai, quem era o teu herói quando tu era pequeno?
O pai pensa logo no Super-Homem, Batman, Homem-Aranha. Também pensa no Pelé, mas ele tem falado tanta besteira... Fica em dúvida.
- Ah, meu filho, eram tantos, o pai contava pra nós as histórias dos super-heróis e a gente ficava na dúvida, cada semana eu tinha um preferido, porque todo o domingo ele comprava uma revistinha diferente.
O filho faz uma cara estranha.
- Sei...
O pai pensa que é porque nos quadrinhos a moda é X-Men, e por aí. Mas ele não é tão velho assim, todos aqueles heróis ainda tem seriados, filmes na TV e...
- ... Eu prefiro os heróis da vida real, pai.
Uns 5 segundos depois de quase cair duro, o pai se anima, afinal, o filho é muito mais inteligente do que pensava, mais sensível, precoce, até.
- Meu filho, tu tem toda a razão, pensando bem, meu pai era meu herói, ele...
- Trabalhou na TV?
- ... er... não?! Ele trabalhava numa farmácia, no interior, e quando as pessoas não conseguiam falar com o médico, ele acabava ajudando, depois de tantos anos de experiência.
- Ahm. Mas então ele ficou famoso?
- É, dá pra se dizer que sim, na cidade todo mundo conhecia ele.
- É que naquele tempo não tinha TV, né, pai?
- Meu filho, teu pai é novo, e teu avô também, nessa época já tinha TV, sim. Só quando ele era pequeno que não, aqui no Brasil.
- Mas se tivesse ele teria aparecido na TV?
- Não sei, meu filho, como é que eu vou saber? Não precisa aparecer na TV pra ser herói.
- Não????
- Bem, hoje em dia aparece de tudo na TV, mas tem muita gente que não aparece. E heróis não são comuns. Afinal, quem é o teu herói?
- O Alemão, ué. Ele não é comum, ele ganhou o BBB.
O pai pensa onde foi que errou. Depois lembra que cantava que os seus heróis tinham morrido de overdose. E que "heroína" é uma droga. E que esqueceu que Big Brother era um livro do George Orwell. E que o Bial deixou de ser jornalista pra apresentar o BBB. E que o presidente diz que herói é ministro, porque ganha pouco.
- Tá bom, filho, mas vamos rápido que eu já tô atrasado pro trabalho. Hoje tua mãe te pega, que eu tenho futebol.

Segunda Vida



Então agora funciona assim: aquela história de que na próxima vida se conserta tudo, pode se tornar verdade. Pelo menos se você tiver computador. Daí dá pra imaginar tudo o que quiser: que você é rico, bonito, famoso, pacote completo. Mas é claro que até pra sonhar é preciso um mínimo de estrutura. Além do computador, tem que ter familiaridade com o sistema. Ao, menos, agora, não precisa ser bilíngüe, pois foi lançada uma versão em português da sensação do momento, o Second Life. Até mesmo grandes empresas, multinacionais, já lançaram seus escritórios no mundo virtual. Não que você seja obrigado a ter negócios lá, mas sabe como é, o mundo é das aparências, mesmo aqui. Fica feio não estar no sistema, ou estar e não dançar conforme a música.

Cada vez mais, em vez de acharmos solução para as diversas formas de exclusão existentes, damos um jeitinho de nos isolar - e aos outros - cada vez mais. Já há algum tempo, fui em uma reunião com pessoas familiarizadas com Internet, chats, IRC e ICQ - o orkut e MSN/Skype da pré-história, onde as pessoas se tratavam pelo seu nick. Eu, inclusive. Só que tive a idéia de levar pessoas NORMAIS junto, que, naturalmente, não entenderam nada. Imagine quem além de normal ainda se recusa ou não tem chance de entrar nesse novo mundo. Não tem chance porque ainda vive a sua First Life, com direito a fome, sono, necessidade de ganhar dinheiro para sustentar a si, à sua família... "coisa de pobre", sabe? Infelizmente, só no Second Life é que não corre-se o risco de morrer de fome, cansaço, depressão... mais ou menos como aquele slogan de cartão de crédito "pra quem não precisa".

Ontem, assisti a estréia de um novo seriado-reality show - diga-se de passagem, de horrores. Uma mistura de seriado adolescente com o de donas-de-casa que virou uma ode à vida fútil de um bando de peruas ricas. "Meu irmão ganhou uma Mercedes nova e eu só usada, minha mãe não me ama." como assim?! Bem, no Second Life isso também é possível, ou quem sabe naquele jogo The Sims. Mas, e aqui?

Aqui continuamos nos colocando atrás das grades, já que não conseguimos colocar, manter, e menos ainda regenerar quem por merecimento deveria estar. Também não são os integrantes do crime organizado, os grandões, que são presos, esses, no máximo, passam uma vergonha passageira, quando descobertos, mas logo conseguem se safar. É a sociedade midiatizada, globalizada, cada vez mais individualista, egoísta, alienada, acomodada e - é claro - amedrontada. Porque não é só uma questão de comodismo, mas também de medo, pois são os maiorais que estão encabeçando a lista.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

História vive; pessoas morrem: Boris Yeltsin

É estranho ver grandes personalidades da nossa história morrerem, concordemos ou não com o modo como viveram. Hoje, aos 76 anos, morreu o ex-presidente Boris Yeltsin, que ficou no poder de 1991 a 1999, como um dos grandes responsáveis pela queda do muro de Berlim e da URSS. Foi uma figura contraditória, já que foi eleito democraticamente, mas tomou atitudes consideradas por muitos como unilaterais e ditatoriais - e eventualmente violentas, como quando enfrentou a oposição, em 1993. No entanto, seu humor, suas gafes e queda pela bebida acabavam dominando a imprensa, e contrastavam com a seriedade dos líderes comunistas e com a sua própria figura. A confusão em que o país vivia nessa época, com altos índices de corrupção, desemprego e inflação - qualquer semelhança... - contribuiu para a sua popularidade, chegando a ter enfrentado processo de impeachment. Em 1999, passou o cargo a Vladimir Putin, que persiste até hoje.

A Wikipedia em inglês tem mais informações sobre o currículo de Yeltsin, e é mais recomendada que a versão em português - de Portugal - que além de mais resumida, traz o hábito de traduzir até mesmo nomes próprios (nomes de lugares, até vá lá, mas isso não dá pra agüentar: Boris Iéltsin?!) http://en.wikipedia.org/wiki/Boris_Yeltsin

Abaixo, a cena histórica em que Yeltsin faz Clinton morrer de rir na TV. Bem, somente esses dois ex-presidentes poderiam ter protagonizado essa cena...

sábado, 21 de abril de 2007

Ignorância bárbara

Tudo bem que existam fraudes na emissão de carteirinhas escolares e que isto esteja prejudicando tanto os cinemas e teatros como a própria credibilidade da função social que existe nessa iniciativa. Mas daí comparar cinema com lanchonete, é demais. A afirmação foi de Luiz Gonzaga De Luca, executivo da Kinoplex e vice-presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), segundo o site G1. E, mesmo que os filmes sejam comerciais, ainda são cinema. É esse tipo de exagero que não contribui para evoluir o debate, nem para melhorar a sociedade. Cobrar seriedade, sim.

Há também quem misture alhos com bugalhos, como o autor do projeto de lei que prevê meia-entrada para doadores de sangue. Tudo bem que tem que estimular, mas não dá pra confundir as coisas. Por que é que o governo não dá isenção no Imposto de Renda pra eles, então? Ou na CPMF? Ah, pois é...

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Dia do índio e de reflexão

Neste dia do índio, pode-se escolher entre apenas pintar os rostos das crianças nas escolas e contar, fazendo cara de culpado, como fomos maus ao tirar a terra dos índios. Mas, não é só isso. Até hoje, continuamos num processo "não vi, não existe". E como eles existem! Estão nos grandes centros, tentando viver do seu artesanato, estão na busca por terras que um dia foram suas - mas peraí, não era tudo deles?, estão sendo incentivados a arrendar suas terras ao invés de viver nelas segundo seus costumes, estão nas estradas do interior - com crianças correndo o risco de serem atropeladas, estão recebendo brancos como se fossem originalmente de suas tribos, estão querendo estudar, mas faltam pessoas e programas efetivamente preparados para a educação indígena, e estão por aí, falta saber quem eram, quem são e quem se tornaram, e, principalmente, o que ELES realmente querem. A América Latina está aí, com grande parte de índios, além dos descendentes de espanhóis, portugueses e as diversas ondas de imigrantes que vieram depois. Mas os países com maioria de índios ainda são vistos como apenas um povo pobre. O que acontece quando alguém levanta uma bandeira dessas? O que JÁ está acontecendo? O pior cego é aquele que não quer ver.

Quem te viu, quem te vê

Mais uma da série "quem te viu, quem te vê". Aliás, uma, não, pelo menos três:

#1 - Lula e tucanos unidos pelo fim da reeleição
Não que eu concorde com a reeleição, mas é no mínimo engraçado, justo eles defenderem o fim depois de ambos terem se lavado com o expediente. Também podemos voltar a ter mandatos de 5 anos...

#2 - Guilherme Cassel: 'PT e MST têm divergências táticas'
O tom do ministro na Radiobrás hoje pela manhã foi bastante duro para um partido que se elegeu com a reforma agrária como bandeira e que tem no MST uma grande forma de apoio, mesmo considerando o grau de rejeição que também carregam. Afinal, além dos próprios assentados e acampados, os simpatizantes são incontáveis.

#3 - Lula chama Mangabeira Unger para ministério
Depois de ser acusado por Mangabeira Unger de "avesso ao trabalho" e de ter conduzido o "governo mais corrupto da nossa história nacional", chamá-lo para integrar o "Ministério do Futuro", como está sendo chamada a "Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, que terá status de ministério, achar que é só mero afago no partido do vice-presidente é ingenuidade. Agora, resta saber se o brasileiro professor há 30 anos em Harvard vai aceitar.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Uniforme do Homem Aranha



Desde que escolheram Tobey Maguire como intérprete do Homem Aranha, bem, não dava pra continuar levando muito a sério o filme. Mas, tudo bem, quem é fã da história agüenta. Agora, até o uniforme mudou. OK, OK, os fãs dos quadrinhos vão dizer que não é de hoje. Mas também não é do, digamos, original, já que essa mudança tem pouco mais de 20 anos, e a história começou em 1962. Na verdade, achei até mais bonito o uniforme. O problema é que ele não é uma coisa boa na história. Mas não vou entregar tudo. Homem Aranha 3 estréia dia 04 de maio. (Clique aqui para o site oficial do filme).

O fato é que as histórias de super-heróis estão cada vez mais diferentes das originais, e não é à toa que até o seriado "Heroes" é tão diferente das histórias que nossos pais liam. Antes eles tinham uniformes, havia mais sonho, idealismo, e, vamos combinar, um certo mau gosto pra roupas, mas era para ser algo fantástico, mesmo. A realidade veio como uma bomba e até as nossas referências de fantasia mudaram - ou acabaram.

Smallville é outro exemplo de que mudar dá samba: inventaram personagens novos (Cloe, por exemplo), promoveram encontros e situações completamente improváveis nos quadrinhos antigos (Lana Lang casada com Lex Luther, que nessa época era até bonzinho??), e deu certo.

Incêndio e falta de luz em Porto Alegre

No início da tarde faltou luz em grande parte de Porto Alegre (70% da cidade, segundo o clicRBS), afetando diversas sinaleiras, transmissão de rádios e até o bombeamento de água. A foi normalizada há pouco.

Também nesta tarde houve um incêndio, já controlado, na rua Sarmento Leite, na Cidade Baixa, onde o trânsito havia sido interrompido. Uma morte foi confirmada, de uma mulher que se jogou do 5º andar para fugir das chamas. Ainda não se sabe como o fogo começou, apenas que teria sido no 6º andar.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Franklin x Mainardi: e a luta continua

A Folha Online e a Coletiva.Net anunciaram o ganho de causa do jornalista Franklin Martins contra o colunista de Veja Diogo Mainardi, e a condenação que obriga o pagamento de R$ 30 mil ao novo ministro. A decisão, no entanto, é de primeira instância.

Violência toma conta em todos os níveis

Quem leu jornal, notícias online ou ligou a TV hoje pela manhã, foi atropelado por uma quantidade de notícias de violência "gratuita". Na Virgínia, nos EUA, mais um caso de um atirador que mata colegas de aula, desta vez em uma universidade. Aqui mesmo ao nosso lado, em Viamão, desde às 7h da manhã que um homem está mobilizando forte aparato policial devido a um crime parecido: atirou em uma jovem de 19 anos, que não se sabe se era uma ex-namorada ou vítima de perseguição, que acabou morrendo, e em mais três pessoas que estavam na mesma parada que ela. Desde que cometeu o crime, fugiu para uma igreja em Alvorada, onde trabalhava, e lá continua, tendo primeiro ameaçado cometer suicídio e, agora, ao que parece, que provocar uma situação que faça a polícia matá-lo. Há pouco divulgaram que a polícia invadiu o local. Cenas de vidas confusas que poderiam ser a de qualquer pessoa que conhecemos. Falta de amor, ou de rigor, não se sabe. O fato é que esse tipo de sentimento de posse x perda costuma detonar ações perigosas e de conseqüências imprevisíveis. O YouTube, é claro, já está cheio de vídeos sobre o caso americano, e não é nem preciso colocar links aqui, basta colocar "Virgínia" e eles estão lá.

O site de vídeos também acaba dando espaço, no entanto, para que pessoas que tem prazer em mostrar ao mundo as atividades fora-da-lei que praticam. Não vou dar o nome do usuário nem o link aqui, para não ajudar a promover essas pessoas, mas fica o alerta: basta uma busca com as palavras "Porto Alegre", para que surjam, além de vídeos sobre como a cidade "é demais", outros que não nos dão orgulho nenhum, muito pelo contrário.

Por outro lado, vou divulgar outro vídeo que não foi rodado em Porto Alegre, mas poderia bem ter sido, já que o tema principal não é apenas comum, mas crescente por aqui: moradores de rua e como as pessoas (não) se relacionam com elas. Chama-se "Homens Invisiveis", e aborda a nossa negação com relação às pessoas que vivem em situação de rua e até mesmo a "função social" que elas, incrivel e infelizmente, cumprem na nossa sociedade egoísta, individualista e acomodada.



A mesma Porto Alegre, no entanto, ainda tem pessoas que insistem em lutar contra tudo isso, como é o caso das jornalistas Rosina Duarte e Clarinha Glock, que iniciaram o jornal Boca de Rua - que já deu "filhotes", como o Boquinha. Saiba mais clicando aqui. A matéria é antiga, mas ajuda a contar a história. Infelizmente, nem todos os personagens continuam em nosso mundo para continuar contando-a, mas com certeza partiram sentindo-se um pouco melhores.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

FMI: quem te viu, quem te vê

Se o século XX foi marcado pelo poderio do FMI, abrir o jornal e dar de cara com a manchete "FMI enfrenta a sua própria crise - Rombo nas finanças internas se aproxima dos US$ 105 milhões. Venda de ouro não está descartada" (Correio do Povo de hoje), parece piada, mentira. Afinal, o banco passou toda a sua história cobrando, quase como um pai exigente, que países como o Brasil "fizessem sua lição de casa", saneassem finanças, etc... o tempo passou, pagamos nossa dívida com o banco - embora não dê exatamente para comemorar, já que a dívida externa e a interna ainda sejam um verdadeiro buraco negro - a vizinha Argentina também, e o banco, quem diria, está mal, muito mal, naquilo que mais sabia (?) fazer.

Rádio Gaúcha passa a transmitir notícias no horário da Voz do Brasil

Embora a qualidade do programa "Voz do Brasil" esteja cada vez maior, inclusive com diferentes interpretações da ópera "O Guarani", o fato de ser obrigatório e de ser uma herança da ditadura parece estimular, cada vez mais, as rádios a buscarem o direito de retransmitir o programa em outros horários. E, é claro, há o fator comercial. A mais nova rádio a garantir esse direito, é a Rádio Gaúcha.

A partir de hoje (16) vai ao ar o programa ‘Gaúcha, 19 Horas’, e a Voz do Brasil passa a ser veiculada entre 4h e 5h da manhã. A proposta é levar informação e serviços, um balanço do dia e uma projeção para o dia seguinte, com visitas à redação do jornal Zero Hora. A apresentação será de Cláudio Brito, com flashes de Mauro Saraiva Júnior sobre o trânsito, previsão do tempo relatada por Roberta Pinto, e Cléber Grabauska no esporte. Notícias ao vivo, externas ou do estúdio, estarão a cargo dos repórteres Roberto Maltchick (Brasília), Felipe Chemale, Leo Saballa Jr. e Milena Schoeller. A produção é de Tatiana Mantovani e Nélio Castaman.

Seriado com fundo científico é novo fenômeno de audiência

Depois de duas temporads de sucesso, o seriado "Lost" começa a perder terreno para o recente "Heroes", que conta a história de pessoas comuns que estariam evoluindo ao ponto de conseguir realizar coisas que somente os super-heróis dos quadrinhos conseguem. Mesclando teorias científicas reais com ficção, o seriado estreou no Brasil pelo canal de tv pago Universal, com marketing agressivo, esperando que o sucesso se repita por aqui.

Entre os "poderes" dos "heróis" estão a faculdade de ouvir pensamentos, voar, prever o futuro, auto-regeneração e teletransporte. O seriado trabalha com o conceito de universos paralelos, viagem no tempo, entre outros temas fantásticos que, de fato, os cientistas de verdade estão trabalhando há anos.

Quem quer saber mais sobre o tema "Universos Paralelos", pode ver no YouTube o documentário homônimo da BBC.

Ponto para Franklin Martins

Franklin Martins parecia ter "queimado o filme" ao aceitar trabalhar para o Governo Lula, já que há meses o colunista de Veja, Diogo Mainardi, dizia que Martins era muito próximo ao governo, o que era negado, até que... bem, todo mundo conhece a história. Agora, no entanto, o jornalista parece estar conseguindo recuperar sua imagem, e marcou um ponto importante, ao dizer, em entrevista no Estadão de domingo, que empresas de publicidade que fizeram a campanha do presidente não poderão ter conta oficial. Será que pega?

Veja mais no site da Coletiva.Net.

PS = Mas a briga com o Mainardi ainda não acabou... o último foi “A esposa de Franklin Martins”, como ele mesmo chamou a coluna.

Cinemas aumentam preços e culpam gratuidades

O público que vai aos cinemas já diminuiu em cerca de 10%, segundo a Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). A "culpa" seria das gratuidades e descontos a estudantes, que, segundo os donos de cinemas, muitas vezes são ampliados devido a fraudes. A conseqüência é que quem não é estudante acaba pagando ainda mais. O aumento dos ingressos, em alguns casos, faz com que em determinados dias o valor chegue a ser maior que o de um DVD.

A UNE, maior responsável pela emissão de carteiras estudantis diz que os parceiros privados com que trabalham é que são responsáveis por checar se os interessados são mesmo estudantes, mas que irão redobrar o cuidado com as parcerias, só renovando as que fazem essa conferência, para não acabar desmerecendo a causa.

MST intensifica ações às vésperas dos 11 anos do Massacre de Carajás

Nesta segunda-feira (16) o MST ocupou nove andares da sede do Incra em Brasília. Além de reivindicar mais assentamentos, o movimento exige a condenação dos responsáveis pelo massacre ocorrido em 17 de abril de 1996 em Eldorado dos Carajás.

No RS, as famílias que estavam em uma área de Nova Santa Rita deixaram o local agora pela manhã.

Provocação

Inicia hoje o XX Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, que vai ter como tema justamente a propriedade (Propriedade e Desenvolvimento). A reforma agrária terá espaço importante no evento, que além da propriedade privada também abordará propriedade intelectual, patentes, privatizações, expropriações. Os painéis terão a participação de palestrantes nacionais e internacionais, como o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o economista queniano James Shikwati, o jurista Ives Gandra Martins, o es-assessor especial da Presidência da República, Frei Betto, e o diretor do Liberty Institute, da Índia, Barun Mitra. A palestra de encerramento será do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Abertura é do ex-primeiro ministro espanhol José Maria Aznar.

O detalhe da provocação fica por conta da exposição, no local do evento, de um caminhão que teria sido incendiado por integrantes do MST em uma ação realizada em outubro passado. Até amanhã, na PUC.

domingo, 15 de abril de 2007

Nivelando por baixo

A revista Caros Amigos alertou recentemente para o que chamou de "operação tiro ao doutor" que está ocorrendo nas escolas privadas. Em nome da eficiência administrativa e redução de custos, a cada semestre que passa mais profissionais com doutorado são dispensados e contratados especialistas em seus lugares. Segundo a publicação, um dos fatores que facilitam essa situação é que o MEC não acompanha a permanência do número mínimo de mestres e doutores exigido quando reconhece o curso. Além disso, muitos professores, para permanecer, estariam sendo submentidos a humilhações. A matéria fala principalmente de São Paulo, mas o ensino no Rio Grande do Sul também vem sendo vítima deste nivelamento por baixo, onde professores consagrados são simplesmente descartados, de uma hora para outra, e não são aqueles que se acomodaram, o critério é o salário, mesmo. O que as instituições não percebem é que esta é uma economia pouco inteligente, pois os reflexos na qualidade não poderão ser sempre compensados com pesadas ações de marketing, que, aliás, saem muito mais caro.

sábado, 14 de abril de 2007

Evanescence em Porto Alegre

Na próxima terça-feira (17) a banda Evanescence estará em Porto Alegre, onde começa sua turnê pelo Brasil. O show único será realizado no Gigantinho, às 21h (ingressos de R$ 90 a R$ 140). Depois Amy Lee, o baterista Rocky Gray, os guitarristas John LeCompt e Terry Balsamo e o baixista Tim McCord seguem para Curitiba (19), São Paulo (21) e Rio de Janeiro (22).




Shows seguidos

Em um espaço de uma semana, o Brasil recebeu o Aerosmith, ontem, com abertura da banda Velvet Revolver, o Bad Religion, Jethro Tull e a já citada banda Evanescence, além dos ingleses da Keane.

A propósito: Velvet Revolver, na formação - e só - é quase um Guns N'Roses. Sem Axl, mas fazem parte os ex-integrantes Slash (guitarrista), Duff McKagan (baixista) e Matt Sorum (bateirista). O vocalista é Scott Weiland, ex-Stone Temple Pilots.

O bicho pegou: "furacção" da PF apreende mais de R$ 20 mi em dinheiro e cheques

Em tempos de bingos, caça-níqueis e jogo do bicho, o bicho pegou. Até um desembargador do STJ foi preso, o que mostra o nível de envolvimento de poderosos na coisa. Assim, fica mesmo muito difícil combater o crime organizado. E olha que nem entrou droga no meio. Mas uma vez cooptado, a porta de entrada está lá: corrupção, tráfico de influência - e de mais algumas coisas, quem sabe, formação de quadrilha...

Caso da Segurança: só rindo

Dizem que o que realmente aconteceu foi o seguinte...

O então secretário Enio Bacci chegou no Palácio Piratini e que, ao ser comunicado pela governadora Yeda Crusius da sua decisão de retirá-lo do cargo, Bacci respondeu:

- Mas governadora, eu já tinha acertado tudo com o Feijó!

Resposta da governadora:

- Bingo!

Novo passaporte: sem previsão para RS


Segundo a Zero Hora, ainda não será dessa vez que o Rio Grande do Sul poderá emitir o novo modelo de passaporte. Em fevereiro, consultei a Polícia Federal e não tinham previsão. O documento tem cor azul e 16 itens de segurança adicionais, que tornarão a falsificação mais difícil. Já em São Paulo, o novo padrão foi adotado ontem.

Enquanto isso... o dólar continua caindo. Bom para o turismo, já para as exportações... A pergunta é: o cenário vai inverter ou os exportadores vão mesmo ter que se adaptar. Pressões de todos os lados.

Mostrando serviço

Quem passou ontem à noite por pontos movimentados da cidade, como a Lima e Silva, ficou impressionado com a quantidade de brigadianos fazendo blitz.

Que é isso, companheiro?

Deu no Correio do Povo de hoje:

Morreu na madrugada de ontem, em Aracaju (SE), de parada cardiorrespiratória o ferroviário Agonalto Pacheco, aos 80 anos. Ele entrou para a história política recente do país em setembro de 1969, ao ser um dos 15 presos políticos trocados pelo então embaixador dos Estados Unidos no país, Charles Elbrick, seqüestrado por militantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Sergipe divulgou uma nota informando que estava de luto em virtude do falecimento de Pacheco.


Será que o jornalista Franklin Martins, na época, militante e um dos seqüestradores, vai ficar conhecido como? Jornalista político? Rebelde ex-seqüestrador de um embaixador americano? Ou pelo trabalho para o qual Lula o contratou? O que é isso, companheiro? O caso foi lembrado em filme homônimo.

8º Forum Internacional de Software Livre termina sábado em Porto Alegre

Enquanto Porto Alegre sedia o 8º Forum Internacional de Software Livre, a Google, que também está presente, acerta a compra da DoubleClick, de anúncios na Internet, e passa à frente da Microsoft, mais uma vez. O valor da transação seria de US$ 3,1 bi. Já o evento de Software Livre, que teve início nesta quinta-feira, encerra sábado (14), no Centro de Eventos da Fiergs.

Mais informações no site http://fisl.softwarelivre.org/.

A novela Pampa/Record

Se a negociação existe ou não, já não é admitida por uma das partes. Otávio Gadret desmentiu a notícia divulgada na sexta-feira à tarde pelo Correspondente Guaíba. Continuamos na expectativa.

Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo atualiza site e downloads


O site do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (Saesp) está atualizado, e agora disponibiliza na seção Publicações os 10 manuais do projeto "Como fazer", que podem ser baixados individualmente.

Os manuais são utilizados em oficinas realizadas em parceria com a Associação dos Arquivistas de São Paulo.

Os títulos dos manuais:

Como avaliar documentos de arquivo
Como classificar e ordenar documentos de arquivo
Como implantar arquivos públicos municipais (2.ª edição)
Como tratar coleções de fotografias (2.ª edição)
Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas
Como descrever documentos de arquivo
Como fazer programas de reprodução de documentos de arquivo
Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo
Como implantar centros de documentação
Como elaborar vocabulário controlado para aplicação em arquivos

Inaugurada ponte que liga RS a SC pelo Litoral Norte

Segundo o clicRBS e a RBS TV, mais de 5 mil pessoas acompanharam a inauguração da ponte que fará a interligação dos municípios de Torres (RS) a Passo de Torres (SC), no Litoral Norte gaúcho. Reivindicada há 30 anos, a ponte deverá movimentar bastante a região, que sentirá os primeiros efeitos após a liberação da obra pelo Ibama, que deve acontecer em torno de 10 dias.

Com 128 metros de extensão e 11 metros de largura, a obra custou R$ 3,5 milhões. A maior parte dos recursos veio da prefeitura de Passo de Torres.
A ponte vai diminuir em 17 quilômetros o trajeto rodoviário entre as duas cidades. Também beneficia os moradores que hoje atravessam o Rio Mampituba por barca, cuja passagem varia R$ 2,50 a R$ 5.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Fenômeno Knut continua


Depois de comover o mundo com sua história, o filhotinho de urso polar Knut agora será garoto-propaganda da próxima reunião da ONU em uma reunião sobre a preservação de espécies no ano de 2008, segundo informou o ministro do Meio Ambiente da Alemanha à BBC. O You Tube registra recordes de acessos aos vídeos do ursinho, que já ganhou música - "Knut is cute", cantada por uma criança - site e milhares de fãs em todo o mundo.

Para quem (ainda) não sabe, o bichinho escapou de ser sacrificado, por ter sido rejeitado pela mãe. É que alguns ambientalistas acreditam que a reintegração dele à natureza será muito difícil, especialmente pela forma como o ursinho está sendo criado.

Embaixada francesa ensina a trazer "dinheiro do ladrão" para fazer turismo no Brasil

Chegamos a este ponto: a Embaixada da França está orientando os franceses que vem para o Brasil, especialmente para o Rio de Janeiro, a portarem R$ 50,00 para... o ladrão. Essa seria uma das medidas para evitar agressões. O secretário de Turismo do Rio ficou indignado, e lembra que Paris também tem seus problemas. Bom, a verdade é que há muito tempo todos nós fazemos isso. O problema é que, quando dito em voz alta, dá vergonha. Mais ainda quando dito por órgãos oficiais estrangeiros. Mas a saída não é reclamar do aviso...

Jornalista afro-americano abre ciclo de palestras do Núcleo do Sindicato do RS

Do site do Sindicato dos Jornalistas do RS:


O Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realiza no próximo dia 20 de abril, sexta-feira, às 18h, no auditório da Fabico - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs, rua Ramiro Barcellos, 2705, em Porto Alegre - um encontro com o jornalista afro-americano Bob Butler, fundador da National Association Black Journalists e presidente da Bay Area Black Journalists Association, de São Francisco, Califórnia. A promoção é do Sindicato e tem apoio do Consulado-Geral dos Estados Unidos, em São Paulo. A participação é gratuita, com entrega de certificado.

O evento marca a abertura do ciclo de palestras da programação cultural 'Sugestão de Pauta: Mídia Étnica' desenvolvida pelo Núcleo com o intuito de estimular junto aos jornalistas, comunicadores, universitários dos cursos de Comunicação e público o conhecimento, reflexão, debate e conscientização sobre diversidade racial, a invisibilidade da população negra na mídia brasileira e as políticas de ação afirmativa nos meios de Comunicação.

Bob Butler falará sobre 'As relações entre jornalistas afro-americanos e as empresas de mídia: a importância dos jornalistas negros ocuparem cargos de chefia'. O norte-americano abordará, ainda, o papel da mídia em relação à comunidade afro-americana antes de 1960 e após a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964, bem como a influência da mídia afro-americana sobre os movimentos de direitos civis nos Estados Unidos.


Saiba mais pelo site do sindicato: http://www.jornalistas-rs.org.br

E a JBTV?

Estava marcada para o dia 10 de abril o lançamento da JBTV, antiga CNT, pela Companhia Brasileira de Multimídia (CBM). Segundo o site Observatório da Imprensa, a CBM faz parte do grupo do empresário Nelson Tanure, a Docas Investimento, e agrega a Editora JB, que edita o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil; a JBTV; a Editora Peixes, que edita 10 revistas; a empresa de eventos Casa Brasil; a Brasil Digital, que produzirá conteúdo para as mídias online do grupo; e a Brasillog, que se fará a distribuição e comercialização dos títulos. A Editora Três, que edita a IstoÉ e outros títulos, também estaria na mira. No Rio Grande do Sul, pareciam haver tratativas com a Pampa para a retransmissão. A base, apesar do JB ser no Rio, seria em SP. Mas e aí? Como ficou?

Gadret faz oferta e Record pode crescer ainda mais no RS

O site Coletiva.net recupera a notícia divulgada na Rádio Guaíba de que o proprietário da Rede Pampa, Otávio Gadret, ofereceu para a Rede Record as três emissoras de televisão que possui no interior, em Pelotas, Santa Maria e Carazinho. A oferta foi feita ao presidente da Record, Alexandre Raposo. Hoje também foi dia do segundo maior acionista do Grupo Record no mundo, Romualdo Panceiro, visitar as instalações das rádios Guaíba AM e FM, o jornal Correio do Povo e a TV2 Guaíba. Romualdo disse a executivos destes veículos que pretende antecipar os investimentos nas emissoras de rádio e TV Guaíba. Somente na TV, o valor chega a R$ 2,5 milhões. Os funcionários da Guaíba e Correio do Povo com quem conversei estão empolgados: a nova direção tem promovido mudanças visíveis, tanto nos critérios jornalísticos - como a extinção da "lista negra" - e renovação de equipamentos como melhora na área de Gestão de Pessoas, passando por ações de integração social até melhora de salários e contratações.

MST no RS: fechamento do GRAC ainda repercute

Do site do MST:

13/04/2007 Brigada Militar atira contra acampados no Rio Grande do Sul

Na tarde de ontem, dia 12, trabalhadores rurais Sem Terra que estavam acampados no município de Coqueiros do Sul (RS) foram surpreendidos com tiros de bala de borracha disparados pela Brigada Militar da região. O agricultor Daniel Mafalda Chavez, de 32 anos, foi ferido por um tiro e encaminhado ao Hospital de Carazinho.

As famílias de Sem Terra estão acampadas na região aguardando a desapropriação da Fazenda Guerra, considerada improdutiva. Na terça-feira, 11, cerca de 800 pessoas ocuparam a Fazenda de forma pacífica para pressionar a desapropriação imediata para que seja realizado o assentamento das famílias.

Em nota o MST-RS afirma que a Brigada Militar aproveitou a falta de comando da Secretaria de Segurança e do Governo do Estado, para realizar uma ação inconseqüente e irresponsável contra os Sem Terra. “Sem comando local e estadual, a Brigada Militar sentiu-se a vontade para atirar balas de borracha contra as famílias acampadas”, diz o documento.

A violência imposta contra as famílias não coincide com os interesses da sociedade, uma vez que, o próprio prefeito de Coqueiros do Sul, representando 23 prefeitos da região, reuniu-se essa semana com o ministro do Desenvolvimento Agrário para solicitar a desapropriação da Fazenda.

Segundo os acampados, essa não é a primeira vez que a Brigada Militar comporta-se desta forma em Coqueiros do Sul. A Ouvidoria Agrária Nacional deslocou-se para a região diante da preocupação com a ação da Brigada Militar.

Os trabalhadores rurais Sem Terra também criticam a total ausência de projeto do Governo do Estado para a Reforma Agrária. “A governadora, até o momento, anunciou apenas a extinção do Gabinete de Reforma Agrária e Cooperativismo, sem sinalizar para a sociedade gaúcha como pretende tratar os mais de 30 assentamentos de responsabilidade do Governo Estadual e como contribuir no assentamento das 2.500 famílias gaúchas acampadas no Rio Grande do Sul”, conclui a nota.



As ações fazem parte do calendário de lutas do movimento, que tem seu ponto máximo no dia 17 de abril, que marca os 11 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Próximos capítulos sobre leituras e breves comentários sobre cinema

As últimas aquisições não lidas que irão aparecer, aos poucos, naturalmente, aqui:
#1 Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa (fria e manipuladora ou crônica da mulher moderna? fundo histórico-político)
#2 Eu sou o Livreiro de Cabul - Shah Muhammad Rais (resposta ao livro "Livreiro de Cabul da jornalista Åsne Seierstad)
#3 Mundo é Plano: uma Breve História do Século XXI - Thomas Friedman (economia, globalização, terrorismo... acabamos de começar o século, lembra?)
#4 Relatório da CIA: Como Será o Mundo em 2020 - !!! (não, não dá palpites para a loteria, mas dizem que o Brasil será uma potência...)

Quanto a filmes de cinema, após tantas viagens, cursos e agora essas leituras, vou ter que esperar sair em vídeo para alugar, já que só compro os "clássicos" (entre aspas, mesmo, porque são completa e arbitrariamente assim definidos com base na minha vontade de ver e rever 1000 vezes). Mas o primeiro da lista é Diamante de Sangue. Um aviso sobre o último filme que vi - Borat - se você não gosta de, digamos, humor apelativo... não veja. Se é para ser sarcástico, prefiro o estilo Michael Moore.

Mas, se quiser humor de qualidade, veja Volver (veja trailer abaixo). Se for mulher, a chance de aproveitar é maior. Se não for, veja também. Ah, sim: o Diabo veste Prada é imperdível. E não é porque aparentemente gira sobre o universo feminino. É porque dá algumas lições a quem pensa que moda é apenas algo fútil e também boas pinceladas de falta e necessidade de auto-estima, tanto visual quanto profissional. E esses dois já estão em vídeo, assim como Caché, que vale a pena para refletir a respeito da repercussão dos nossos atos.

Agendão de cursos

Oficina de Leitura e Análise Paleográfica - de 12 a 14 de abril, na UFRGS, com o professor João Eurípedes Franklin Leal. Uma verdadeira aula de história, arquivologia e da língua portuguesa e suas origens. Mais informações em www.aargs.com.br

Curso básico de Foto P&B - a partir de 14 de abril, aos sábados, promovido pelo pessoal da Câmera Viajante. A obtenção de fotografias pelo processo tradicional com filme e a revelação de negativos em preto e branco. Mais informações em www.cameraviajante.com.br

Curso Produção e divulgação de eventos - a partir de 16 de abril, no StudioClio, com ênfase nas leis de incentivo à cultura e contatos com a mídia. Mais informações em www.studioclio.com.br

Fontes jornalísticas

As denúncias começaram (?) no site do colega Vitor Vieira, que garante ter fontes de peso para tudo o que denunciou. Entre outras coisas, como uma discussão na Rádio Gaúcha com um delegado, há denúncias de que pessoas ligadas ao secretário estariam envolvidas com donos de bingos e caça-níqueis, pagamento de propinas, e por aí vai. Na ZH de terça-feira a Rosane Oliveira, ao comentar a criste, também comentou:

Reunião até altas horas
As luzes de uma ala do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, ficaram acesas até por volta das 22h de ontem.

Lá conversaram o ex-procurador-geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira, o presidente do Tribunal de Justiça, Marco Antônio Barbosa Leal, o secretário da Fazenda, Aod Cunha, e o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia.

Cortes no Orçamento não foram o assunto principal.




... hoje foi divulgado que o procurador teria sido convidado a assumir a pasta. Mas, por enquanto, é a secretária substituta que assume.

Cai Enio Bacci

Se a situação da Segurança já era caótica, agora, nem se fala. Denúncias que - verdadeiras ou não - indicam problemas de caráter seja no denunciado ou no denunciante, conflitos de egos, desencontros, uma série de fatores levaram à queda do secretário estadual da Segurança Pública gaúcho, Enio Bacci. Independente da correção da medida, quem ganha com a trapalhada, é o crime, que já provou ser bem organizado.

A nova onda

Já na ZH de hoje, que aborda a onda de manifestações do MST, os repórteres abordam um problema bastante sério: a eterna demanda de terras, já que, mesmo assentadas, as famílias continuam gerando trabalhadores que não encontram espaço nas cidades. Afinal, chega um momento os filhos não podem ficar todos no mesmo lote que os pais, pois tornam-se adultos. E aí não é apenas uma questão de reforma agrária, mas também o problema de falta de trabalho no meio urbano. O resultado, conhecemos bem: pessoas nas ruas, que não tem condições de voltar para as suar origens... desesperança, desespero. E o desespero, bem, esse gera conseqüências imprevisíveis.

MST invade três fazendas no Rio Grande do Sul

No fim da tarde, informa a Rádio Gaúcha, que os 700 integrantes do MST que estavam na Coqueiros saíram. Também aconteceram ações em São Gabriel, Pedro Osório e Nova Santa Rita. É o "Abril Vermelho".

Alguns sites com notícias relacionadas:
ClicRBS
http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a1472363.htm&subTab=00090&uf=1&local=1&l=&template=2503.dwt§ion=Not%EDcias
Estadão
http://www.estadao.com.br/agronegocios/noticias/2007/abr/11/136.htm

Memória e História: Lançado diário político de Sereno Chaise



No último dia 04 foi lançado, no Espaço Maurício Rosemblatt, da Casa de Cultura Mário Quintana, o livro "Diário Político de Sereno Chaise - 60 anos anos de história", do jornalista e professor Luciano Klöckner. A organização do acervo e fotos é de Letícia Castro (esta que vos escreve), a editoração do colega Marcelo Garcias. Narrado em primeira pessoa, o trabalho é fruto de mais de 30 encontros e 17 horas de gravação. A mesma equipe já tem outras publicações para trabalhar.

Alguns sites com comentários afins:
Blog do Molina (FULL TIME): http://leandromolina.blogspot.com/2007_03_23_archive.html
Coletiva.net: http://coletiva.net/agendaDetalhe.php?idEvento=3369

Museu da Língua Portuguesa




Uma ótima dica para quem está ou vai passar por São Paulo é o Museu da Língua Portuguesa. Não que o museu precise de publicidade, pois, apesar de novo, é o mais visitado do País. Mas é que, realmente, vale a pena. Pelo assunto e pela forma de abordagem, que atrai os estudantes - e "só" isso já é tudo de bom. Lembra os primeiros tempos do Memorial do Rio Grande do Sul, quando todos os aparelhos, computadores e fones de ouvido funcionavam. É bastante interativo, situa tudo numa linha do tempo, mas faz cortes corretos. Acho apenas que faltou abordar do fenômeno lingüístico atual, da Internet (estrangeirismos da língua inglesa e abreviações).

Quem não pode ir ao museu vai perder algumas experiênciasque realmente só ao vivo são possíveis, mas o site http://www.museudalinguaportuguesa.org.br ajuda bastante a encurtar o caminho. Uma contribuição e tanto para professores e alunos - tanto faz a idade. Ah, sim: fica na Estação da Luz, em frente à Pinacoteca, e o prédio é um atrativo à parte.

Teatro e imaginação



No final de março esteve em Porto Alegre, no Teatro São Pedro, o espetáculo "Ricardo III", com direção do Jô Soares e diversos atores globais. Aliás, ótima atuação do Marco Ricca, e foi bom ver novamente a Denise Fraga em um papel dramático. Mas o que chamou a atenção foi o pedido da Glória Menezes ao público para imaginar o cenário. Interessante que mesmo hoje, com tantas coisas prontas, cenários virtuais, não tenham encontrado uma solução para os palcos pequenos e apertados, e, ao mesmo tempo, me espanta que ainda consigamos fazer isso, imaginar, tão acostumados que estamos com tudo pronto.

Senti falta de um programa. No início da peça, a história é explicada, mas acho interessante que, por mais simples que seja, haja sempre um programa. Ele não só ajuda o espectador menos informado a conhecer e guardar o tema da peça, como serve de memória para consulta futura de quando foi a peça, quem encenou, etc.

Em março assisti "Carmem de Tal", no Rio. Uma adaptação do grupo teatral "Nós do Morro" (do Vidigal) para a obra de Prosper Mérimée adaptada por Bizet. Essa aproximação de obras clássicas não apenas para o presente mas também para a uma realidade mais próxima, é sempre bem vinda. Há cerca de 5 anos assisti uma "sambópera" do Boal, baseada na "Dama das Camélias", mas parece que ele também trabalhou com Carmem. Mas, exceto Ricardo III, os demais só vi porque pude ir ao Rio...

Deputados... ói nóis aqui traveiz

Experimente clicar em "deputados" na seção "Últimas notícias". Acostume-se a saber o que eles estão fazendo com... a nossa vida, nosso dinheiro, nossa saúde...

Apesar do apagão aéreo que impede esses incessantes trabalhadores de conseguir estar em Brasília nas segundas-feiras, eles acharam tempo para articular, inacreditavelmente unidos, por exemplo, o aumento do próprio salário e o do presidente.

Como se não bastasse o percentual fora de propósito - inflação dos últimos 4 anos para deputados e equiparação para o Lula, que é igual a 82% de aumento, no caso dele - "justificam" dizendo que na iniciativa privada as mesmas pessoas ganhariam mais. Bem, mas eles não estão lá obrigados, estão? Nem os índices acompanham os aumentos dos trabalhadores (opa, quem?). Mas aí, é uma irresponsabilidade, o Brasil quebra. OK, mas então sejam, no mínimo, solidários. Afinal, é papel deles, delegados por nós, sairmos desta situação. Ah, sim, sem esquecer o efeito cascata dos aumentos nos cargos estaduais e municipais.

Fiscalize. Abarrote a caixa de mensagens de e-mails deles. Repasse para os amigos. É a passeata em tempos de Internet. Anote o nome dos deputados que votarem contra ou a favor de algo que você não concorda, ou diferente daquilo que o levou a votar nele. Não que mudar não seja saudável. Mas faça valer as passagens aéreas de "visitas às bases" e mande ver quando eles vão pra casa, pressione. Pode ser chato, mas é necessário. Seja um chato. Pense que você está num guichê e não está sendo bem atendido. Reclame, mesmo.

Modo de usar

Bem, não requer prática nem habilidade: entre no blog e leia. Mas, como eu acrescentei algumas coisinhas "dinâmicas", vamos lá:

#1 Em "Últimas notícias", é preciso clicar na palavra chave para ter acesso às notícias daquele assunto
#2 A parte "Está no You Tube, já viu?" vai remeter principalmente a notícias, portanto, vai variar também, basta clicar
#3 Livros e filmes: a lista só tende a crescer, mas muitos dos que vou comentar não estarão necessariamente ali...
#4 Blogs de amigos: espero que aumentem! Leiam e voltem ;-)
#5 "Um pouco de história..." é um espaço dedicado a imagens, podendo também ter um apelo turístico, além do cultural

Escrivinha... o quê?

Entre outras coisas, sou jornalista. Gosto de escrever, tenho essa necessidade. Mas não sou ficionista. A realidade é bastante rica e já fornece matéria-prima suficiente para ser abordada aqui. No entanto, também farei referências a obras de ficção, seja porque acabei de conhecê-las ou (re)conhecê-las, para ilustrar, traçar paralelos, e mostrar o que mudou na nossa sociedade - ou não. Não precisa ser um clássico, nem um best-seller, e menos (muito menos) ainda um blockbuster, basta que ache que vale a pena comentar (ou detonar...). Lembrando que sou jornalista, não crítica literária ou de cinema.

Mas, já que estamos falando sobre realidade e ficção, há algum tempo fiz uma resenha sobre um livro que acabou servindo de título para este blog, e que reúne os ingredientes principais que serão nele tratados: jornalismo (no caso, o rádio), relações humanas, histórias & estórias.



.///


Ambientado nos anos 50, em Lima, no Peru, “Tia Júlia e o Escrevinhador”, de Mario Vargas Llosa, é uma auto-biografia romanceada do autor, que conta sua trajetória amorosa e profissional de um modo bastante original, intercalando capítulos biográficos com capítulos das radionovelas escritas pelo “escrevinhador” que dá nome à obra.

O livro conta a história de Mario, jornalista e estudante de direito, aspirante a escritor e supervisor dos noticiosos de uma das rádios da família dos Genaros, destinada ao público de maior nível financeiro e cultural. Mario precisa estar atento aos exageros de um assistente amante do sensacionalismo e ainda arrumar tempo para escrever. No decorrer da história, Mario conhece o escritor de radionovelas Pedro Camacho, um verdadeiro fenômeno para criar personagens e enredos, contratado para trabalhar na outra rádio da família dos Genaros, voltada para o público de classe mais baixa e com programação bastante popular. O autor, através de seu personagem, passa a oportunizar ao leitor a história do rádio na época, em especial quanto às radionovelas.
Antes do escritor – ou escrevinhador – Pedro Camacho ser contratado para revolucionar a programação da rádio de seus patrões, as radionovelas eram encomendadas de uma verdadeira fábrica de radionovelas cubana, que vendia estórias como montados em linha de produção, e que por ser soberana na área, cobrava preços altos. Pedro Camacho, boliviano descrito como um homenzinho estranho, pequenino, dono de uma personalidade que caminha no limite da excentricidade e que alterna momentos de simpatia com outros de extrema superioridade, não cobra apenas barato. Também gera um aumento estupendo na renda da rádio, graças à publicidade que investe cada vez mais no horário de suas radionovelas, de olho na audiência que cresce cada vez mais. A audiência é atraída pelas estórias feitas para serem familiares ao público alvo, com locais reais, utilizados após séria pesquisa realizada com a ajuda de Mario.

As estórias de Pedro Camacho possuem invariavelmente um herói cinqüentão, de testa ampla, nariz aquilino e bondade de espírito, e citam sempre algum personagem ou hábito ridículo que seja de um argentino. Mais tarde conclui-se que esta implicância deve-se ao fato de sua esposa não lhe ser fiel e ser argentina.

Verdadeiros roteiros radiofônicos e de interpretação, os capítulos que contam as estórias criadas por Camacho são enriquecidos pela narrativa de Mario, que vez ou outra visita a emissora e conta ao leitor como são os bastidores de uma rádio: quem é e o que faz o sonoplasta, como são fisicamente os atores que emprestam suas vozes de veludo no rádio, nem sempre correspondendo – e na maioria das vezes não corresponde – à expectativa dos ouvintes. Também descreve o assédio das fãs (pois eram mulheres, em maioria) que visitavam a rádio para não só ouvir mas também ver seus ídolos, e o comportamento da equipe, tanto dos atores como autores.

Tudo acontece em grande harmonia até que Mario – também chamado de Marito ou Varguinhas –, com dezoito anos, envolve-se com uma tia divorciada recém chegada da Bolívia. Júlia na verdade não é sua tia, e sim irmã da esposa de seu tio, porém na época isto não tinha a menor importância. Importava que era divorciada, era sua tia, tinha trinta e dois anos, ou seja, era quatorze anos mais velha e seria um ultraje para a família.

A partir daí o livro torna-se um diário das peripécias pelas quais Mario tem que passar para casar com sua tia, solução que encontrou para tornar o relacionamento respeitável e, principalmente, não ser impedido por seu rigoroso pai, que voa dos Estados Unidos com sua mãe para o Peru, de viver com Júlia. Para isso conta com a ajuda de seus funcionários na rádio, de uma prima e de um amigo de infância, e juntos fazem uma verdadeira maratona, que também deixa perceber a consciência de que a corrupção é possível e que todos são passíveis de exercer ou necessitar dela, pois considerando que Mario era menor de idade para casar e não tinha autorização nem era emancipado, tentam convencer vários prefeitos, à base de papo e dinheiro, a casarem os pombinhos sem que fossem legalmente autorizados a casar.

Entrementes, Pedro Camacho começa a confundir personagens e radionovelas, misturá-los completamente. No início, todos pensam tratar-se de mais uma cartada brilhante do escrevinhador, que talvez estivesse testando um outro tipo de narrativa a qual pessoas de pouca percepção não reconheciam, mas que resultariam com certeza na junção de todas as radionovelas em uma só. Infelizmente Camacho, ele próprio reconhece, está sofrendo de um nível de estafa que o faz misturar tudo indiscriminadamente e sem qualquer possibilidade de salvação e muito menos de premeditação.

Com o casamento realizado e a tempestade familiar apaziguada, Mario volta de sua maratona à rádio neste momento de caos, e é incumbido de montar, às pressas, com as antigas radionovelas cubanas arquivadas, uma nova programação, já que as estórias de Camacho tornam-se inviáveis e os horários têm de ser preenchidos, sob pena dos anunciantes abandonarem totalmente a emissora. Esta será a primeira das muitas novas tarefas que Mario passa a somar à de jornalista para manter seu casamento e a promessa feita ao pai de continuar seus estudos – embora não tenha continuado fazendo exatamente o que o pai gostaria -, e também para patrocinar sua tão sonhada viagem à Europa, onde desenvolveria seu talento para escrever. Acaba realmente indo com Júlia, com quem fica casado, para surpresa de todos, por oito anos. Volta então ao Peru, casa-se com Patrícia, sua prima, o que desta vez já não escandaliza sua família, e reencontra seus ex-ajudantes da época em que trabalhava com noticiosos, e também Pedro Camacho, decadente e que sequer o reconhece.


Tia Júlia e o Escrevinhador é, portanto, um relato histórico não só dos costumes da sociedade peruana, mas principalmente do funcionamento da programação das rádios na época, em especial dos noticiosos e radionovelas, de como trabalhavam as suas equipes, da importância da audiência e por conseqüência da publicidade, e da repercussão de toda esse trabalho entre as pessoas.