Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A história das doenças e instituições de saúde

Castro SantosO Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) recebeu nesta segunda-feira à noite o pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Luiz Antonio de Castro Santos, que apresentou, no Auditório do Hospital Beneficência Portuguesa, a palestra História das doenças e instituições de saúde: encontros e (alguns) desencontros. A introdução e apresentação foi da também pesquisadora Beatriz Teixeira Weber, da Universidade Federal de Santa Maria.

Castro Santos parabenizou, na pessoa da MD. Ana Maria Martins, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), pela iniciativa inédita da criação de um museu. Na sua fala, o pesquisador abordou aspectos históricos e sociológicos da história na área da saúde e das doenças, passando pelo pensamento sanitarista, medicalização, rituais e políticas de saúde.

O evento, que foi gravado, contou com a presença de estudantes e profissionais de diferentes especialidades da medicina, da saúde e da história, entre eles, um pesquisador da Alemanha. A próxima palestra, que segue a proposta de estimular a produção e divulgação da pesquisa e do conhecimento, deve ser realizada em março de 2008, quando os eventos voltam a ser mensais. Os certificados dos participantes estarão disponíveis na próxima semana na Administração do Muhm, na avenida Independência, 270.

Castro Santos (E), e Beatriz WeberPúblico

Nenhum comentário: