Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

terça-feira, 27 de novembro de 2007

VII Congreso de Archivología del Mercosur, Chile

Na última semana, de 21 a 24, participei do VII Congresso de Arquivologia do Mercosul, no Chile. O evento - apesar de alguns pequenos detalhes, outros literalmente "o fim da picada" - foi muito bom: abordou de diplomática a conservação, passando por gestão, arquivos públicos, privados, particulares, memória e patrimônio.

Orla de Viña del Mar e Castelo Wulff

O cenário é contraditório (ou não!): Viña del Mar é uma cidade relativamente nova, mas cheia de museus e espaços culturais (a preocupação vai além do turismo), e suas construções, embora em estilo clássico, tem cerca de 100 anos. Não que por aqui seja muito diferente. Mas depois de ir a Santiago e da visita ao Museu de Arte Pré-Colombiana, tudo fica muito novinho. Aliás, uma ótima pedida pra quem está indo pra lá, especialmente a exposição temporária sobre a civilização Moche.

Museu de Belas Artes

No Museu de Belas Artes, o destaque fica para a exposição do fotógrafo Robert Frank. E não dá pra ir ao Chile e não ir ao Museu Histórico Nacional. Como tudo é pertinho e o Metro é tudo de bom, não tem problema.

Outra pedida é conhecer as casas do Neruda. La Sebastiana, em Valparaíso, ou as de Isla Negra e de Santiago - todas viraram museus, e a visão delas é incrível.

Por enquanto, fica o "gostinho"...

La Sebastiana

Um comentário:

Cor de Rosa e Carvão disse...

Tá, morri de inveja de tudo agora... Mto lindo!!! Mas me consolo com uns goles de Pisco. Pronto!