Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

domingo, 4 de novembro de 2007

Opereta Infantil Pé de Pilão na Feira do Livro

Nesta segunda-feira (05) às 14h e quarta-feira (07) às 10h, o espetáculo que ganhou o troféu Tibicuera 2006 de melhor trilha e se confirmou como um dos maiores sucessos do teatro infantil, misturando teatro, bonecas e musical, poderá ser visto por quem passar pelo Teatro Sancho Pança - Armazém B do Cais do Porto, dentro da programação da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre: é a Opereta Infantil Pé de Pilão entrando em cena. Escolas podem agendar a participação na feira desde o turno da manhã, pois a área infantil abre às 9h.

Com texto de Mário Quintana, música de Nico Nicolaiewsky, Vitor Ramil e Cláudio Levitan, e direção de Mário de Ballentti, o grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada. O elenco é composto por Cláudio Levitan, Ju Dariano, Ian Ramil, Ed Lannes e Melissa Arievo.

Após 20 anos de dificuldades em lançar a opereta, o grupo fez suas primeiras apresentações nas comemorações do centenário do poeta, e agora, além das apresentações em teatros e escolas de Porto Alegre e Interior, se empenha nos projetos de lançamento de um CD - que já conquistou o apoio do Fumproarte em 2007 - e de um DVD com as músicas que encantam os espectadores. A obra Pé de Pilão foi lançada em 1976, depois de 30 anos censurada pelo Estado Novo de Vargas, que condenou o texto por se referir à polícia como "um cavalo montado noutro cavalo". Cláudio Levitan também fez, nos anos 80, uma edição em quadrinhos, do livro, cuja edição está esgotada.


Informações sobre agendamentos e participação de escolas nos eventos da 53ª Feira do Livro podem ser consultadas no site da Câmara Rio-Grandense do Livro: http://www.camaradolivro.com.br, pelo fone (51) 3225-5096, fax 3228-3282 ou pelo e-mail leitura@camaradolivro.com.br.

Nenhum comentário: