Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Museu da História da Medicina é inaugurado dia 18 em Porto Alegre


Nesta quinta-feira (18) será inaugurado o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). A instituição abre suas portas com a exposição Olhares sobre a História da Medicina, que vai funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa . No mesmo dia, será lançado o novo website do museu, que permitirá a estudantes, pesquisadores e interessados em história médica conhecer o acervo online da instituição, inclusive teses, fotos e objetos. A imprensa e os membros da Associação de Amigos do Museu de História da Medicina serão recepcionados a partir das 18h30min, e a abertura oficial será às 20h, no saguão do hospital.
O MUHM é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), e tem como objetivo constituir acervos, cuidando de sua preservação, conservação, organização e divulgação, além de ser um promotor e incentivador de pesquisas sobre a história médica no Estado. O acervo do museu é formado por doações, e já conta com mais de 4 mil peças, divididas entre acervo museológico (instrumentos), acervo bibliográfico (livros) e arquivístico (documentos). Estes registros revelam um pouco da história da medicina e de seus profissionais no Estado, e atestam os percursos tecnológicos, o aperfeiçoamento das técnicas, os tratamentos das doenças e a inserção dos médicos na sociedade. A maneira como determinadas doenças eram concebidas em determinadas épocas, também faz parte do patrimônio do museu. Por mais imemorial e humana que seja a doença, seus tratamentos são históricos e podem ser contados, oferecendo à comunidade informações que tornam possível ler a sociedade sob um determinado ponto de vista, o médico.

Curiosidades

Quem visitar a exposição vai descobrir que o cuidado com a saúde é mais antigo do que a maioria das pessoas imagina. A diferença era como lidar com as doenças, que poderia ser interpretada como ações de forças do mal, resultando na busca por feiticeiros ou sacerdotes como agentes privilegiados de cura. O avanço do conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia humana e a identificação das causas das doenças conferiram, aos poucos, o status que médico possui até hoje.

A exposição lança alguns olhares sobre estas práticas que compõem a história da medicina, com destaque para alguns momentos específicos, da época em que eram aplicadas ventosas no corpo até a formação do profissional e surgimento dos hospitais, além de abordar a loucura, as doenças imperceptíveis ao olho humano, a cirurgia, o trabalho das parteiras e fármacos.

Serviço

O Museu é credenciado junto ao Sistema Estadual de Museus, participa do Cadastro Nacional de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura e é filiado ao Conselho Internacional de Museus. Além da exposição, a equipe administrativa também passará a atender na nova sede. A mudança da equipe técnica e do acervo completo, que continuará na av. Ipiranga, 3501, está prevista para o final de 2007, quando a segunda parte da restauração do espaço estará concluída.

Endereço da sede

Hospital Beneficência Portuguesa de Porto Alegre
Av. Independência, 270 - CEP 90035-070
Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3029-2900

Horários de funcionamento
Expediente interno: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min
Horário de pesquisa: das 11h às 17h30min

Visitações*
De terça a sexta-feira: das 11h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 19h

*Durante a vigência do horário de verão, as visitações ocorrem das 12h às 20h durante a semana e das 15h às 20h nos sábados, domingos e feriados.

Nenhum comentário: