Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Idosos e a restituição: meio caminho andado



Esse simpático leãozinho faz parte da seção educativa do site da Receita Federal, que hoje liberou a lista do primeiro lote de restituições do IRPF 2007, que privilegiou os idosos. Como normalmente só criticamos os sistemas governamentais, é preciso dizer que essa é uma política bastante elogiável. Afinal, é praxe no Brasil os mais velhos morrerem à espera de atendimento, especialmente no que se refere ao INSS e SUS. Ao menos agora vão ter o IR antes.

Não podemos esquecer que a parcela que tem IR para receber já é privilegiada, de certa forma, se pensarmos na situação da maior parte dos brasileiros. Mas não é preciso que por isto eles sejam ainda mais sacrificados, afinal, remédios consomem uma parte significativa, muitas vezes quase total dos vencimentos dessas pessoas, pois se elas estão chegando mais longe, é justamente porque estão tendo acesso a estes recursos. Opa, recursos? Há quem diga que a demora nos atendimentos de saúde são justamente para fazer uma, digamos, "seleção", embora nada natural. Bem, se vamos começar a trabalhar cada vez mais cedo, aposentar cada vez mais tarde e não ter dinheiro pra pagar as medicações nem conseguir agüentar esperar pela consulta - ou pior, uma cirurgia - pelo SUS, então, acho que a reforma da previdência vai funcionar. A trabalhista, pelo menos, já está em vigor, ninguém te contou?

Nenhum comentário: