Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Museu da Língua Portuguesa




Uma ótima dica para quem está ou vai passar por São Paulo é o Museu da Língua Portuguesa. Não que o museu precise de publicidade, pois, apesar de novo, é o mais visitado do País. Mas é que, realmente, vale a pena. Pelo assunto e pela forma de abordagem, que atrai os estudantes - e "só" isso já é tudo de bom. Lembra os primeiros tempos do Memorial do Rio Grande do Sul, quando todos os aparelhos, computadores e fones de ouvido funcionavam. É bastante interativo, situa tudo numa linha do tempo, mas faz cortes corretos. Acho apenas que faltou abordar do fenômeno lingüístico atual, da Internet (estrangeirismos da língua inglesa e abreviações).

Quem não pode ir ao museu vai perder algumas experiênciasque realmente só ao vivo são possíveis, mas o site http://www.museudalinguaportuguesa.org.br ajuda bastante a encurtar o caminho. Uma contribuição e tanto para professores e alunos - tanto faz a idade. Ah, sim: fica na Estação da Luz, em frente à Pinacoteca, e o prédio é um atrativo à parte.

Nenhum comentário: