Espaço para comentar notícias, falar sobre o cotidiano, política, comunicação, e a cultura que nos leva a ser quem somos. Ou será o contrário?

segunda-feira, 16 de abril de 2007

MST intensifica ações às vésperas dos 11 anos do Massacre de Carajás

Nesta segunda-feira (16) o MST ocupou nove andares da sede do Incra em Brasília. Além de reivindicar mais assentamentos, o movimento exige a condenação dos responsáveis pelo massacre ocorrido em 17 de abril de 1996 em Eldorado dos Carajás.

No RS, as famílias que estavam em uma área de Nova Santa Rita deixaram o local agora pela manhã.

Provocação

Inicia hoje o XX Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, que vai ter como tema justamente a propriedade (Propriedade e Desenvolvimento). A reforma agrária terá espaço importante no evento, que além da propriedade privada também abordará propriedade intelectual, patentes, privatizações, expropriações. Os painéis terão a participação de palestrantes nacionais e internacionais, como o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o economista queniano James Shikwati, o jurista Ives Gandra Martins, o es-assessor especial da Presidência da República, Frei Betto, e o diretor do Liberty Institute, da Índia, Barun Mitra. A palestra de encerramento será do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Abertura é do ex-primeiro ministro espanhol José Maria Aznar.

O detalhe da provocação fica por conta da exposição, no local do evento, de um caminhão que teria sido incendiado por integrantes do MST em uma ação realizada em outubro passado. Até amanhã, na PUC.

Nenhum comentário: